Secretaria de Turismo realiza ação de emissão da Carteira Nacional do Artesão

A Secretaria de Turismo e Meio Ambiente realizou nesta quarta-feira, dia 24, no Cine São José o cadastro de artesãos para a confecção da Carteira Nacional dos Artesãos a ação contou com a presença das técnicas da Secretaria de Cultura e Cidadania, Josiane Gaboardi e Julia Campos.

Os artesãos tiveram a oportunidade de renovar ou de tirar a primeira via do documento que dá diversos benefícios como, possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, oficinas e cursos de artesanato, acesso a incentivos fiscais, Isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, acesso à nota fiscal avulsa de emissão eletrônica (e-NFA), possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

Mais de 35 artesãos foram beneficiados com a carteira e poderão usufruir dos benefícios. Além dos artesãos Belavistenses a ação contou com a participação de artesãos das cidades vizinhas de Antônio João e Ponta Porã e foram cadastrados trabalhos em Bordados, Nhanduti, Crochê entre outros trabalhos.

Para o Secretário Diogo Godoy esse é um importante documento que vai beneficiar os artesãos da nossa cidade, “A partir dessa emissão da carteira do artesão o artesanato Belavistense sai da escuridão, afinal com a sua atividade formalizada o artesão passa a ter a legitimidade de vender, exportar os seus produtos e contribuir para a sua aposentadoria entre outros benefícios”, afirmou o Secretário Diogo Godoy.

Edinho Corrêa – Diário da Fronteira