Secretaria de Saúde recontratualiza PMAQ e amplia Rede Cegonha em Jardim

A equipe da Secretaria Municipal de Saúde realizou a adesão e recontratualização do PMAQ- Programa de Melhoria e acesso da qualidade do serviço da Atenção Básica. O Programa foi implantado em Outubro de 2011, e instituiu pela primeira vez na Atenção Básica o repasse de recursos em função da adequação a um padrão de qualidade e a resultados alcançados.

“Para a definição da qualidade recebemos no Ano anterior uma Equipe do Ministério da Saúde para avaliação “in loco” do serviço e grau de satisfação do usuário. O PMAQ está dentro da Estrutura Saúde mais perto de você, cujo objetivo é incentivar os gestores locais do SUS e melhorar o padrão de qualidade da Assistência oferecida aos usuários nas UBS e por meio das equipes de Atenção Básica de Saúde,” informou a Coordenadora de Atenção Básica Maria Paschoalina Saraiva.

Agora em 2013 foi ampliado o Programa com adesão de mais uma Estratégia Saúde da Família, contemplando todas as ESF e também o Centro de Especialidade Odontológica.

Rede Cegonha 

Outra atividade da Secretaria Municipal de Saúde de Jardim fica por conta do Programa Rede Cegonha, implantado com ampliação do serviço conforme determinação do Ministério da Saúde. A Coordenadora Municipal da Saúde da Mulher, Enfermeira Moira Aline, junto com outros técnicos estiveram presentes na Oficina de implementação da Rede Cegonha como um conjunto de medidas que promove a mudança de práticas no atendimento às gestantes, puérperas e crianças até dois anos de idade para garantir pelo SUS, atenção adequada, segura e humanizada. 

A ampliação e a qualificação dos serviços para esse público são consideradas prioridades. Entre as novidades para 2013 está a implementação do SISPRENATAL WEB, um instrumento de monitoramento e avaliação da assistência prestada às gestantes e aos recém nascidos que permite a avaliação desde o inicio da gravidez até os 2 anos de idade da criança. O sistema contribui, ainda, para a identificação de fatores que caracterizam a gravidez de risco, promovendo a segurança da saúde da Mãe e da criança e a prevenção de complicações.