Secretaria de Saúde realiza palestra câncer de mama

  Nesta quinta feira (27.10) aconteceu um  palestra no ESF João de Barro palestrante enfermeiro Renan Barroso Recalde, é os Agentes Comunitário de Saúde da Areá.

A campanha é realizada para dar maior atenção à vigilância da saúde da mulher com foco no câncer de mama e tem como principais objetivos fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama, pois na maioria dos casos com o descobrimento e tratamento precoce tem bom prognóstico.

Mas por que esta ênfase apenas ao câncer de mama? Em 2015 foi estimado o surgimento de 57.120 novos casos de câncer de mama no Brasil (2015-INCA). Em 2013 houve 14.338 óbitos (14.207 mulheres e 181 homens) decorrentes da doença. (2013 – SIM)

Assim como todos os outros cânceres, o câncer de mama é caracterizado pela multiplicação anormal de células mamárias e é o câncer mais comum entre mulheres no mundo inteiro. Não há fatores de risco identificáveis, mas mulheres acima de 40 anos e/ou com histórico familiar da doença devem fazer acompanhamento anual, além de que abuso de álcool, tabagismo, colesterol alto e ausência de gravidez também são potencializadores do surgimento deste câncer.

O diagnóstico pode ser feito através de três meios: o autoexame, que é feito a partir dos 25 anos mensalmente pelas próprias mulheres para reconhecimento de alguma alteração detectável, como caroços palpáveis. Todavia esse tipo de exame não deve substituir o exame clínico das mamas, realizado anualmente e a mamografia, que se torna obrigatoriedade ANUAL ou no máximo a cada dois anos às mulheres de 50 a 69 anos; ou no caso de história familiar, desde os 35 anos