Secretaria de Saúde descontamina empresa fechada por surto epidemiológico da Covid

A Secretaria Municipal de Saúde de Guia Lopes da Laguna procedeu, na manhã dessa quarta-feira (07) a descontaminação de todas as dependências interiores e exteriores da loja Esteio Rural, localizada no centro da cidade e fechada, na segunda-feira (05) em virtude de um surto epidemiológico da Covid-19.

As informações são do secretário Marcelo Almeida, que ofereceu informações aos proprietários do estabelecimento sobre os procedimentos a serem adotados doravante, caso seja possível reabrir as portas (o que não tem data prevista).

Além da espera pelo resultado dos exames de outros funcionários que estão sob suspeita de terem sido contaminados, caso seja possível que a empresa volte a atender ao público as medidas de biossegurança terão que ser ainda mais rígidas, como, por exemplo, não permitir o atendimento de mais de quatro pessoas simultaneamente.

Na verdade, caso reabra as portas em curto espaço de tempo, provavelmente os empresários terão que efetuar novas contratações de pessoal, acredita o secretário municipal de Saúde.

O FECHAMENTO

Na segunda-feira (05), a Secretaria Municipal e Saúde de Guia Lopes da Laguna foi obrigada a fechar as portas da empresa Esteio Rural, bem no centro da cidade, em virtude de um surto epidemiológico da Covid-19.

Isso diante do fato de que quatro funcionários efetuaram exames confirmando terem sido contaminados pelo novo coronavírus, sendo que foi internado em leito clínico e um foi para a UTI.

No local, onde também funciona um posto bancário avançado, havia mais quatro funcionários com sintomas. A Secretaria de Saúde expediu nota técnica, explicando que o episódio é considerado surto epidemiológico, ou seja, com três casos confirmados ou mais numa mesma empresa.

O período em que a empresa deverá permanecer fechada não está definido, uma vez que ainda é desconhecido o resultado de exames dos funcionários com sintomas e tampouco qual é a evolução dos casos.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266)