Saúde vacina contra paralisia infantil em Bela Vista

A Prefeitura Municipal de Bela Vista, através da Secretaria de Saúde promoverá a Campanha de Vacinação contra a Paralisia Infantil no dia 08 de Junho (Sábado), das 8h00 às 17h00. Nesse dia, os postos de saúde estarão abertos exclusivamente para a vacinação. Essa será a primeira etapa da campanha de vacinação contra a paralisia infantil, nosso objetivo é que as crianças fiquem bem protegidas contra essa doença.

Neste dia, as crianças de 6 meses e menores de 5 anos devem tomar a primeira dose da vacina. A campanha nacional de vacinação contra a paralisia infantil entra no ar e, mais uma vez, os bela-vistenses terão que se mobilizar para manter o municipio livre essa doença.

A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa, viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e, a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

Atinge os membros inferiores, de forma assimétrica, tendo como principais características: flacidez muscular, com sensibilidade conservada e arreflexia no segmento atingido. A doença foi de alta incidência no país em anos anteriores, deixando centenas de deficientes físicos por ano.

Hoje, encontra-se erradicada no Brasil, em virtude das ações de imunização e vigilância epidemiológica, Desenvolvidas desde 1980 até 1994, quando o país recebeu o “Certificado de Erradicação da Transmissão Autótone do Poliovírus Selvagem nas Américas”.

A partir de então, o país assumiu o compromisso de manter altas coberturas vacinais de forma homogênea, e uma vigilância epidemiológica ativa, capaz de identificar imediatamente a reintrodução do poliovírus, adotar medidas de controle capazes de impedir a sua disseminação.

A vacina é rápida e indolor. São duas gotinhas administradas via oral. Mas deve ser evitada por crianças com infecções agudas, febre, diarreia, vômito, com hipersensibilidade à estreptomicina ou eritromicina, imunologicamente deficientes ou que apresentou alguma reação anormal.

O uso correto e periódico da vacina protege contra os três sorotipos da poliomielite (I, II e III) e tem eficácia de até 95% quando recebidas três doses.