Saúde promove ações contra o câncer de mama

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) de Mato Grosso do Sul realizará palestras e distribuirá informativos aos servidores durante o período comemorativo abordando os cuidados e o atual cenário da doença em todo Estado.

Para a coordenadora das ações e gerente técnica de Atenção à Saúde da Mulher, Hilda Guimarães de Freitas, a cada ano as atividades do Outubro Rosa focam na ampla divulgação de informações sobre os cuidados e tratamentos contra o câncer de mama. “Nos últimos anos a saúde vem aprimorando os cuidados para a prevenção ao câncer de mama, mas a ampla discussão sobre tema ainda vem se mostrando um dos principais colaboradores para um tratamento positivo”, afirma Hilda. “A rotina do auto exame continua sendo um dos principais métodos para a detecção precoce do câncer e dessa maneira evitar graves consequências”, completou a gerente.

Além das atividades voltadas ao Outubro Rosa, a Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul também conta, desde 2004, com o Projeto Toque de Vida, que prevê a capacitação dos médicos, enfermeiros e toda a equipe de saúde e a sensibilização da comunidade quanto a necessidade de realizar Exame Clínico da Mama e Mamografia. Desde sua implantação os profissionais de saúde vêm desenvolvendo ações voltadas a conscientização das pessoas para detecção precoce do câncer de mama tendo possibilidade de aumentar a sobrevida e a cura da doença.

Entre os anos de 2012 e 2013, a estimativa é de que ocorram 740 novos casos de câncer de mama em Mato Grosso do Sul, sendo que 330 ocorrerão na Capital. Em estudo realizado com 393 mulheres usuárias da Estratégia de Saúde da Família em Dourados e com idade entre 40 e 69 anos identifica que a maioria das entrevistadas possuía algum conhecimento sobre câncer de mama, porém quase metade desconhecia qualquer um dos seus fatores de risco, o que reforça a necessidade de ampliar o trabalho de mobilização de toda a sociedade.