Saúde desenvolve caminhada orientada, orientação alimentar e palestra

A prefeitura de Bela Vista, por meio da Secretaria de Saúde, tem desenvolvido diversas atividades pensando na qualidade de vida da população.  A programação conta com dia caminhada orientada, com os pacientes do ESF Central, no Bairro Nova Bela Vista. As caminhadas têm acompanhamento das profissionais Nayara Xavier Machado e Valeria Ferreira, que orienta os participantes a maneira correta de cuidar da saúde através de atividades físicas.

 

Os participantes do Projeto Viver Melhor também receberam palestra Palestra no ESF Central, com o Tema; Alimentação Saudável Sedentarismo. As palestrantes foram às profissionais da saúde, Nayhara Xavier Machado e Elizangela Teodoro Vieira. Tema de suma importância na preparação da alimentação que deve ser balanceada de acordo com a necessidade de cada paciente.

 

A equipe do Nasf tem realizado um trabalho de suma importância através de atividade física aos pacientes e moradores do Novo Habitar – ESF Fiori Murano, onde esta sendo realizada caminhada orientada, exercício físico com alongamento, sempre acompanhada pela Fisioterapeuta; Valeria Ferreira Lima é Fanaudiologa Raquel Loureiro.

 

Além das atividades físicas, os pacientes do ESF central Projeto receberam palestra com o tema; viver melhor. Palestrante; com a Fisioterapeuta Maria Paula Pinheiro de Melo, Fonoaudióloga Raquel Loureiro e Nayara Machado Profissional de Educação Física. Na Oportunidade foram abordados vários temas, uma delas qualidade de vida, alimentação saudável, também foi orientado sobre os problema que precisa ser evitado para ter uma saúde de qualidade vida.

De acordo com as palestrantes os pacientes têm que ter muito cuidado com o uso do álcool, fumo, ter uma boa noite de sono, além de cuidar da Saúde Mental e prática muita atividade física.

 

As profissionais do Nasf – Valeria Ferreira e Ângela Hayd Rego palestraram para os alunos da Escola Pedro Ajala.

 

Palestra do Hiperdia foi realizada no ESF Primavera, na Igreja Nossa Senhora Aparecida, com distribuição de Panfletos aos idosos como cuidar da saúde bucal, a ação foi realizada juntamente com o NASF, que fez orientação sobre alimentação saudável e aferição de PA e Glicemia. Participaram da ação a dentista Liane, Dr.Katiuska, Dr. Elizangela Teodoro Vieira.

 

Outra palestra realizada pela Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenação de DST/AIDS, aconteceu na Escola Estadual Castelo Branco, com participação dos alunos. A Palestra sobre HIV/AIDS realizado nas escolas, sendo de extrema importância a conscientização dos alunos para a importância da utilização dos insumos de prevenção, para esta e outras doenças.

 

A adesão das escolas é muito importante devido ao aumento de casos de gestantes adolescentes e também aumento do numero de casos de pessoas vivendo com AIDS em nosso município, disse a secretaria de Saúde Alice Aranda.

 

Assentamento

 

Buscando levar a saúde perto dos moradores mais distante, a secretaria de saúde levou atendimento medico e vacinação no Assentamento Caracol. Participaram da ação os profissionais da saúde: Enfermeira Ana Silva, Dr. Isidro, ACSs Geicilene Moura, Elton e Atendente de farmácia Simone Lino Canterle.

De acordo com a Secretaria de Saúde Alice Aranda – Toda essa ação desenvolvida tem o objetivo de levar a saúde mais perto do cidadão, com isso estamos cuidando da saúde dos moradores, com muita responsabilidade e seriedade, disse Alice.

 

Assessoria de Imprensa