Saúde de Caracol lança campanha “Outubro Rosa”

O “Outubro Rosa” é celebrado anualmente em diversos países durante o mês de outubro. O objetivo principal é alertar as mulheres e a sociedade como um todo sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Nesse dia 2 de outubro a enfermeira Nadyeli e a Nutricionista Ivana representando a Secretaria de Saúde do município de Caracol, foram entrevistadas pelo apresentador Bento Afonso de Oliveira na rádio Bioceânica Caracol onde, destacaram a importância do tema, alertando todas as mulheres para prevenção do câncer da mama no colo do útero dentre outros que são primordiais para a saúde de toda mulher.

Durante esse período, várias ações são realizadas pela Secretaria de saúde, incluindo campanhas de divulgação, iluminação da Praça, repartições públicas como Hospital com a cor rosa, palestras, eventos de conscientização. A cor rosa, símbolo do movimento, representa a luta contra o câncer de mama e busca encorajar as mulheres a realizar exames regulares, como a mamografia.

Nadyeli e Ivana destacaram a importância do diagnóstico precoce aumentando assim, significativamente as chances de sucesso no tratamento e na cura do câncer de mama e de outros sintomas ou doenças relacionadas ao Câncer. Além disso, o “Outubro Rosa” também promove a solidariedade entre as mulheres afetadas pela doença, oferecendo apoio emocional e encorajamento.

No foco do bate-papo as meninas da saúde disseram que além de cuidar da parte exterior, temos que olhar a parte interior para tudo está corretamente alinhado com a nossa saúde e bem-estar.

Portanto, durante o “Outubro Rosa”, é fundamental disseminar informações sobre a importância do auto cuidado, da realização de exames preventivos e do apoio às mulheres que enfrentam essa doença. 

Na unidade básica de saúde de Caracol os pacientes, as pessoas podem também procurar para fazer pequenos testes rápidos de sífilis, HIV, por exemplo, dentre outros que a secretaria de saúde do município oferece a população.

“Juntos, podemos contribuir para a conscientização, o tratamento oportuno e a redução dos impactos do câncer de mama na sociedade”. Concluíram.

Acesse o link abaixo para assistir a entrevista:

https://www.youtube.com/watch?feature=shared&v=Z1J…

Luciano Vieira 02199/MS