Santos derrota por 2 a 1 o Penapolense na última rodada

FOLHA PRESS 

foto
Foto: Site Oficial/Ricardo Saiibun/ Santosfc.com.br
André abriu o placar para o Peixe

O Santos derrotou hoje o Penapolense por 2 a 1, em casa, pela última rodada do Campeonato Paulista.

O resultado levou o time praiano aos 39 pontos e à terceira posição, pois a Ponte Preta empatou com o Bragantino sem gols e chegou aos 38 pontos. O Santos só não é vice-líder porque o Mogi Mirim, que venceu o São Paulo por 1 a 0, também atingiu os 39 pontos, mas leva vantagem nos critérios de desempate.

Assim, Neymar e companhia vão enfrentar o Palmeiras, que perdeu por 2 a 1 para o Ituano, nas quartas de final, em partida única, na Vila Belmiro.

A única vantagem do Santos será a de jogar em casa, pois, em caso de empate, a vaga será decidida nos pênaltis.

Já o Penapolense, em seu primeiro ano na elite do futebol paulista, ficou em oitavo, com 28 pontos, e também conseguiu a classificação, pois o Linense, nono colocado com 27 pontos, perdeu por 3 a 0 para o Mirassol. O Penapolense vai enfrentar o São Paulo nas quartas de final.

O jogo

O Santos deu a impressão de que poderia sofrer com o Penapolense, pois o time do interior assustou num chute de Rodrigo Biro aos 3min do primeiro tempo e em outro de Fernando, no minuto seguinte.

Porém, aos poucos, o Santos foi equilibrando a partida, tomando conta das ações no meio de campo e não demorou a abrir o placar. Aos 24min, Montillo serviu Neymar, que obrigou Marcelo a uma ótima defesa.

Apenas um minuto depois, Neymar deu ótimo passe para André. De dentro da área, o atacante chutou forte, no meio do gol e abriu a contagem para o time santista. Aos 28min, Neymar cruzou, Marcelo saiu mal, dividiu com Edu Dracena e a bola sobrou para Cícero, impedido, ampliar.

O Santos seguiu com o controle da bola e do jogo, poderia até ter alargado a vantagem, caso tivesse forçado. O Penapolense parecia receoso de atacar e levar uma goleada. Assim, não foi capaz de assustar a meta de Rafael.

Precisando da vitória para não ter que ficar atento ao jogo em Mirassol, o Penapolense diminuiu com Guaru, aos 8min. Ele recebeu passe de Fio e finalizou para o gol. A bola desviou em Galhardo antes de entrar.

O Penapolense ensaiou uma pressão, mas não foi capaz de assustar Rafael, já o Santos, levava perigo nas tabelas no ataque, mas tampouco era capaz de criar chances claras. Os anfitriões só assustaram em chutes de Montillo e Cícero nos minutos finais.