Santos abre as quartas de final da Libertadores contra o algoz do Palmeiras

Em Guayaquil, a 432 km de Quito e a 4.896 km de Campo Grande, o Santos Futebol Clube encara o jogo de ida das quartas de final da Libertadores nesta quarta-feira, às 20h45 (horário de Mato Grosso do Sul), contra o Barcelona, no Estádio Monumental Isidro Romero Carbo, no Equador. Depois de hoje as duas equipes voltarão a se enfrentar no dia 20 deste mês na Vila Belmiro, em Santos (SP).

O jogo abre as quartas de final e o Santos está tomando todos os cuidados para não fazer o jogo do adversário. A ideia é de que o Barcelona sabe muito bem usar sua experiência em casa, onde até os gandulas jogam junto com o time, repondo a bola com rapidez ou retendo, dependendo das circunstâncias.

Na fase anterior, em Guayaquil, o Barcelona se armou na defesa diante do Palmeiras, fez 1 a 0 aos 47 minutos do segundo tempo e no confronto da volta em São Paulo apenas administrou o jogo, perdeu de 1 a 0 no tempo normal e se classificou nos pênaltis. “Eles sabem como jogar no sistema mata-mata”, comentou o técnico Levi Culpi.

Se no Campeonato Brasileiro o Santos está em terceiro lugar, no Campeonato Equatoriano o Barcelona é apenas o nono colocado. No entanto, o time tem surpreendido na Libertadores eliminando equipes bem mais fortes. Além do Palmeiras, eliminou também o Atlético Nacional de Medelín na primeira fase e o Estudiantes da Argentina nas oitavas de final.

O Santos vive bom momento na temporada, tanto que venceu o líder do Brasileirão, o Corinthians, no último domingo por 2 a 0 sem muita dificuldade. São 16 jogos de invencibilidade, além de ser o único brasileiro invicto na Libertadores. Na fase anterior, eliminou o Atlético Paranaense com duas vitórias.

 

Paulo Nonato de Souza