Santa Casa de Campo Grande, com superlotação, 'exporta' pacientes para o interior

Referência em traumas e acostumada a receber pacientes do interior, a Santa Casa de Campo Grande foi obrigada nesta semana a realizar um procedimento nada comum: transferir os seus próprios pacientes para outros hospitais, inclusive no interior. A reportagem está na edição desta quinta-feira (08) do jornal Correio do Estado.

A medida foi tomada para desafogar o centro cirúrgico superlotado, principalmente, após o fechamento na semana passada, do pronto socorro do Hospital Universitário (HU).

Na terça-feira, seis pacientes foram encaminhados para Aquidauana (distante 134 Km da Capital) onde passaram por cirurgia. Outros seis foram transferidos para o HU.

A medida foi tomada, levando em conta a complexidade dos casos. Assim, os pacientes encaminhados foram os que tinham fraturas leves e não exigiam cirurgias de alta complexidade. Bem como também não precisavam de implantação de prótese.

O pedido de socorro para amenizar a superlotação, partiu da própria Santa Casa, junto à Central Estadual de Regulação de Vagas que organiza os serviços assistenciais de urgência e emergência de Saúde em todo o Estado. A reportagem é de Rafael Bueno.