Sanesul conclui ampliação do sistema de abastecimento de água de Aral Moreira

A cidade de Aral Moreira viverá uma nova realidade. O município, que antes era abastecido por três poços tubulares profundos, a partir de agora contará com mais um, que possui 155 metros de profundidade. A obra de perfuração e ativação está sendo concluída e vai ampliar a capacidade de geração de água, que passará de 65 para 95 mil litros por segundo. Os recursos, de R$ 383,2 mil, são oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) via Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em parceria com o governo do Estado.

          Além do poço, também foi construído um reservatório apoiado de concreto armado, que ampliou a capacidade da reservação de água, passando de 200 para 350 mil litros por segundo. As obras vão garantir o fornecimento contínuo de água à população, além de oferecer uma melhor segurança operacional ao sistema. O supervisor em exercício da unidade, Adão Gonçalves Oliveira, afirma que o novo poço vai facilitar a vida dos moradores, cuja maioria não possui reservação domiciliar (caixa d’água) e sofria com interrupções no abastecimento.

          Com os recursos do PAC, a Sanesul ainda implantou uma unidade de tratamento para distribuir para a população água com maior segurança sanitária e dentro dos padrões de qualidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde. Também foram feitos 2.326 metros de adutora de água bruta.

            Obras em Andamento

         Atualmente, a Sanesul executa ainda cerca de R$ 500 mil de recursos próprios em Aral Moreira, município localizado na fronteira do Brasil com o Paraguai. Entre as obras em andamento, estão a execução de serviços de reforma e adequação das instalações do prédio de atendimento ao cliente, para oferecer mais comodidade aos funcionários e à população. Também está em andamento a ampliação do sistema de abastecimento de água, com a execução de 5.831 metros de rede de distribuição de água e a implantação de um posto de transformação de energia para o novo poço.

Sanesul