Sanesul autoriza ampliação do esgotamento sanitário de Dourados

A Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) assinou na última terça-feira, dia 1º de outubro, uma ordem de serviço para ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Dourados, com a implantação de uma estação de tratamento de esgoto (ETE) para atender o Presídio Harry Amorim Costa (PHAC), com capacidade de tratar 20 litros por segundo. Os recursos que serão aplicados são próprios e somam R$ 2,8 milhões.

 

De acordo com o presidente da Sanesul, José Carlos Barbosa, esta é uma obra extremamente importante, uma vez que nos dias de visitação mais de oito mil pessoas passam pelo presídio Harry Amorim Costa, entre visitantes, funcionários e pessoas recolhidas. “Por isso a necessidade de se ter uma ETE para atender esse complexo, com objetivo de preservar os córregos e rios de Dourados”, explica o presidente.

 

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, ressaltou que a Sanesul tem sido uma grande parceira levando água tratada e coleta e tratamento de esgoto para os complexos penitenciários do Estado.

 

Também já está em processo de contratação a ampliação do sistema de abastecimento de água que beneficiará o complexo penitenciário Harry Amorim Costa e as construções localizadas nos arredores, com a perfuração e ativação de dois poços tubulares profundos, construção de dois reservatórios de concreto armado, um apoiado com capacidade para armazenar 800 mil litros e o outro elevado de 150 mil litros de água, uma estação elevatória, tratamento, 2.615 metros de rede de distribuição e urbanização. Nesta obra serão aplicados R$ 2,3 milhões de recursos da Sanesul.