Sanesul acelera sondagem para perfurar novo poço em Guia Lopes da Laguna; o maior do MS

A Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul (Sanesul) continua executando a sondagem para a perfuração de um novo poço artesiano em Guia Lopes da Laguna, que pretende ser o maior de todo o Estado, com 780 metros de profundidade.

“Esta obra tem o objetivo de reforçar o abastecimento de água, aumentando a produção para toda a cidade e atender a futura demanda de seus empreendimentos. A Sanesul trabalha fortemente na ampliação da captação e distribuição de água levando saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico para o município”, comentou o diretor-presidente, Walter Carneiro Júnior, durante visita ao canteiro de obras.

“As máquinas estão trabalhando ininterruptamente e há uma expectativa de que este poço possa ter uma vazão de até 100 m³/hora”, frisou Carneiro. O projeto está sendo acompanhado pela Gerência de Manutenção (GEMA) da Sanesul, lembrando que fornecimento de água tratada já é garantido para cem por cento dos moradores.

O valor desse investimento é de R$ 389.200,00, e o recurso é da própria empresa.

O projeto é da Diretoria Comercial e de Operações (DCO), que desenvolve ações estratégicas para as cidades, em conjunto com a Gerência de Abastecimento de Água (GESAA), a Gerência de Manutenção da Sanesul (GEMA); Gerência Regional e a equipe da unidade e apoio dos funcionários locais.

REINALDO
Quando esteve em Guia Lopes da Laguna, em 11 de fevereiro último, para o lançamento de um pacote de obras distribuídas pelos municípios da região Sudoeste do Estado, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) fez questão de ver de perto a obra do Avançar Cidades: execução de 54.994 metros de rede coletora de esgoto, com 2.264 ligações domiciliares de esgoto, três estações elevatórias e 1.832m de linha de recalque. O investimento é de R$ 7,9 milhões.

Na mesma oportunidade, Azambuja assinalou que “a Sanesul está construindo uma (ETE) Estação e Tratamento de Esgotos e um poço artesiano com 780 metros de profundidade (o maior de todo o MS) que deve ultrapassar o Aquífero Guarani e resgatar uma água da mais pura qualidade”.

MINISTÉRIO

O trabalho no setor de saneamento desempenhado pela Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) em conjunto com o Governo do Estado é destaque nacional. Os investimentos chamaram a atenção do Governo Federal e MS se transformou em referência para País.

Todo esforço do Governo do Estado e da Sanesul foi reconhecido pelo ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, que fez questão de gravar um vídeo institucional no qual garante que seu sonho é tornar realidade esse tipo de investimento em âmbito nacional.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266) – jornalestadodopantanal