Ruralistas prometem bloquear rodovias em resposta às ações dos índios

Em resposta a movimentação dos índios e em protesto contra a Funai (Fundação Nacional dos Índios), produtores rurais programam para a próxima sexta-feira (14) uma grande mobilização em vários Estados, principalmente, bloqueando rodovias federais.
 
Segundo a FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária) da Câmara dos Deputados, a ideia é protestar contra a forma como estão sendo conduzidos pela Funai os processos de demarcação e ampliação de terras indígenas.
 
Governo quer ‘fortalecer’ a Funai, diz ministro
Governo fala em indenizar fazendeiros por invasões
 
A manifestação, dizem os ruralistas, é para mostrar “a insegurança jurídica vivida no campo, o descaso do governo em relação ao direito de propriedade e a importância do setor produtivo de alimentos”. O lema do evento é: “Onde tem justiça, tem espaço para todos”.
 
Os ruralistas pressionam para que o governo amplie os órgãos ouvidos no processo de demarcação de terras indígenas. Eles reclamam que a Funai, responsável pelos estudos para a chancela da Presidência, favorece os índios.
 
“Já identificamos 14 Estados onde os problemas são mais graves, onde a FPA está orientando o pessoal para se unir e protestar. Estamos pedindo apoio das nossas entidades para essa mobilização”, disse o presidente em exercício da FPA, deputado Luiz Carlos Heinze (PP-RS).
 
O deputado disse ainda que a Frente Parlamentar vai voltar a pressionar o presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), a instalar uma comissão especial para analisar a Proposta de Emenda a Constituição que repassa para o Congresso decisão de demarcar reservas indígenas e territórios quilombolas.
 
Por disputa de terras, produtores e índios estão em conflito. A situação considerada mais crítica é no Mato Grosso do Sul. O índio terena Oziel Gabriel, 35, foi morto em confronto com policiais em Sidrolândia (MS), na semana passada.