Rio Paraguai deve baixar dos 2 metros ainda este mês

Em fase de declínio desde 21 de julho, quando atingiu o pico de 4,26 metros na régua centenária ladarense, mantida pelo Serviço de Sinalização Náutica do 6º Distrito Naval, o nível do rio Paraguai deve seguir o ritmo de queda ao longo deste mês. A análise é da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), ligada ao Ministério das Minas e Energia (MME). Ontem, 30 de setembro, o rio chegou aos 2,69 metros.

Pelas projeções do CPRM, o rio Paraguai deve baixar da marca de 2 metros no início da segunda quinzena de outubro. A previsão é que até o dia 11 de outubro meça 1,89 metro na régua de Ladário. Caindo mais na semana seguinte e chegando à altura de 1 metro e 63 centímetros no dia 25 deste mês.

De acordo com análises da Companhia de Pesquisa, “a estação de Ladário no rio Paraguai vem apresentando valores de cota de nível d’água próximos aos da curva de permanência de 50%. Atualmente o nível d’ água encontra-se em declínio”. Mesmo em fase de redução, o rio está longe da chamada Zona de Atenção de vazante.

Este ano, o comportamento do nível do rio em Ladário foi curioso. Bateu a maior altura nos dias 14 e 15 de julho. Entre os dias 16 e 20 daquele mês oscilou nas marcas de 4,24 metros e 4,25 metros; voltou ao pico de 4,26 metros no domingo, 21 de julho. A partir daí passou a baixar diariamente.

De acordo com a CPRM, em 113 anos de observação das cotas Ladário, 51 tiveram o valor máximo anual no mês de junho, 26 em maio, 22 em julho, 11 em abril, 2 março e uma em agosto. Quanto aos valores mínimos anuais, 32 ocorreram nos meses de novembro e dezembro, 28 em janeiro, 16 em outubro, 4 em setembro e uma em fevereiro.