Rio Negro comemora 53 anos de emancipação com desfile cívico

Danielle Valentim

O município de Rio Negro, a 144 km de Campo Grande, completa 53 anos de emancipação política nesta quarta-feira (9). Em comemoração, durante o dia acontece o desfile cívico tradicional, com a presença de servidores, estudantes e demais.

O município foi criado em 1952 com forte influência de famílias vindas do Japão, que abriram uma estrada ligando a região a Campo Grande. No início a área chama-se “Faca de Pau”.

Rio Negro foi promovido a distrito de Corguinho em 1959 e assim permaneceu até 1965, quando passou a ser considerado uma cidade. Anos mais tarde, em 1979, foram adicionados dois distritos ao município: Rio Negro e Nova Esperança.

Em maio, mês de aniversário, são várias as comemorações. De 04 a 13 é realizada a tradicional Festa da Paróquia Nossa Senhora de Fátima. O dia 9 de maio é marcado por desfile cívico e festival de bandas.

Turismo em Rio Negro – Rio Negro tem cerca de 5 mil habitantes. A cidade conta com três balneários, duas cachoeiras de grande porte e vários sítios arqueológicos com arte rupestre. Um dos pontos mais conhecidos é a Cachoeira do Rio do Peixe, no distrito de Fala Verdade, fica a menos de 20 quilômetros da área urbana de Rio Negro.