Reunião define primeiros passos para o Plano Plurianual 2018-2021, em Bela Vista

Bela Vista (MS) – Despertar a consciência de todo secretariado quanto à importância da elaboração do plano plurianual. Este foi o objetivo inicial da primeira reunião realizada na manha desta terça-feira (19) de setembro, na câmara municipal com a presença da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Marly Pucheta, secretaria de planejamento Princiele Veiga Silveira, vereador, presidente da camara Demecio Takeschi Higa, Fabrizia Tinoco, Hemerson Buiu, Marquinhos Lion, Johnys Basso, Rubens Mortandela, Ramão Paredes, Ico Battilani, Giuliano Pimenta, Melciades José Arevalo e Gabriel Jorge.

De acordo com a vereadora Fabrizia Tinoco, mais conhecido como PPA, trata-se do planejamento de todos os objetivos e metas, bem como as obras e ações que serão traçadas e empreendidas pelas secretarias de governo, nos próximos quatro anos, compreendendo assim o período de 2018 a 2021.

O Plano Plurianual é um instrumento previsto no artigo 165 da Constituição Federal, destinado a organizar e viabilizar a ação pública, com o declarado conjunto de políticas públicas do governo, com base nos compromissos firmados na eleição municipal. A partir da elaboração deste documento, coloca-se em prática a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a qual orienta a elaboração dos orçamentos fiscais de todas as áreas e de seguridade social e de investimento do Poder Público, e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que resulta em orçamento discutido e aprovado a cada ano.

Em outras palavras, o município precisa planejar e saber qual a sua receita, ou seja, o que existe de recursos para serem investidos anualmente para efetuar gastos e despesas previstas no próprio orçamento previamente discutido e aprovado.

Vereadores e secretaria de Desenvolvimento Econômico Marly. Pucheta (Foto. Ademir Mendonça)

Assessoria de Imprensa