Reserva decide, Cássio pega pênalti, Corinthians quebra tabu contra o Grêmio no Sul e dispara na liderança

Ninguém consegue parar o Corinthians de Fábio Carille.

Com grande atuação do volante Paulo Roberto, que substituiu Gabriel, suspenso, o time alvinegro venceu o Grêmio por 1 a 0 neste domingo, em Porto Alegre, e disparou na liderança do Campeonato Brasileiro.

E teve direito até a cobrança de pênalti defendida por Cássio, aos 37 minutos do segundo tempo. O gol da vitória foi de Jadson, após grande jogada de Paulo Roberto.

A equipe paulista chegou aos 26 pontos, agora a quatro do próprio Grêmio, que está em segundo, e a 10 do quarto colocado, que é o Palmeiras.

De quebra, os corintianos quebraram um tabu no estádio gremista.

A história de Grêmio e Corinthians na Arena teve início em 2013 e, em cinco jogos antes do confronto deste domingo, os anfitriões nunca haviam sido derrotados. Além do que, na única vez que não venceram, saíram classificados na Copa do Brasil, com empate em 0 a 0 e triunfo nos pênaltis, no jogo que teve aquelaa famosa “cavadinha” de Alexandre Pato.

Protagonista neste domingo, Paulo Roberto foi criticado desde que chegou, até com o simples anúncio de sua contratação junto ao Sport, pois era reserva. Mas hoje o atleta pode se orgulhar de ainda estar invicto com a camisa alvinegra, atuando em oito vitórias e dois empates.

Na próxima rodada, o Corinthians recebe o Botafogo, em São Paulo. Antes, pega o Patriotas, na Colômbia, pela Sul-Americana. O Grêmio, por sua vez, enfrenta o Palmeiras no sábado, fora de casa.

O jogo

No confronto deste domingo, Grêmio e Corinthians cumpriram as estratégias esperadas para a “final antecipada” que reunia os dois líderes do Brasileirão. O time da casa teve mais posse de bola e dominou a partida na etapa inicial, mas sem efetividade para pressionar, de fato, o clube visitante, que se fechou muito bem na defesa.

Sem sofrer ameaças mais perigosas do Grêmio, a equipe de Fábio Carille conseguiu esfriar o jogo com passes no sistema defensivo, mantendo a paciência habitual da equipe que está invicta na Série A.

Com poucos espaços proporcionados na Arena Grêmio, os dois times só levaram perigo em chutes de longe e na bola parada, com exceção de bela jogada individual de Paulo Roberto, que saiu na cara do gol.

Do lado gremista, Geromel perdeu a grande chance em cruzamento de Luan.

Na etapa complementar, o Corinthians mostrou porque é a sensação do Brasileirão.

Paulo Roberto arrancou em velocidade pela esquerda, passou por todo mundo, invadiu a área e tocou para trás. Jô deixou passar para Jadson concluir, de frente para o gol gremista. E Grohe aceitou, ao ver a bola passar por debaixo das suas pernas.

Cássio salvou o Corinthians em bolas na área, mas foi protagonista mesmo aos 37 minutos. Marquinhos Gabriel cometeu pênalti em Geromel, Luan cobrou e o goleiro defendeu, mantendo o Corinthians vitorioso, para quebrar um tabu no Sul e disparar na liderança.

FICHA TÉCNICA:
GRÊMIO 0 X 1 CORINTHIANS

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Data: 25 de junho de 2017, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
Público: 54.022 torcedores
Cartões amarelos: Kanneman, Edilson, Geromel (Grêmio); Rodriguinho, Cássio, Romero, Jô, Marquinhos Gabriel (Corinthians)
Gol: CORINTHIANS: Jadson, aos sete minutos do segundo tempo

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson (Everton), Pedro Geromel, Kanneman e Bruno Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan e Pedro Rocha (Gastón Fernandez); Lucas Barrios. Técnico: Renato Portaluppi

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Guilherme Arana; Paulo Roberto (Camacho), Maycon, Jadson, Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Romero (Clayson); Jô. Técnico: Fábio Carille