Renato Câmara comemora avanços para agricultura familiar do Estado

????????????????????????????????????

O deputado estadual Renato Câmara (MDB) utilizou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão desta quarta-feira (18) para enaltecer as oportunidades de aprimoramento da Agricultura Familiar em Mato Grosso do Sul, com os eventos como a Tecnofam – “Tecnologias e conhecimento para agricultura familiar”, promovido pela Embrapa Agropecuária Oeste, em Dourados nos dias 17, 18 e 19 de abril e o I Seminário Estadual da Guavira, promovido nos dias 12 e 13 de abril pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), com parceria da Assembleia Legislativa.

“Esses eventos oportunizam o estreitamento entre as instituições de pesquisa e os mais de 70 mil pequenos produtores do Estado, que, às vezes, precisam de medidas simples para melhorar sua produção ou não percebem que a solução está aqui e não em alternativas fora do país. Importamos mais de 80% das frutas de outros estados. Porém o desafio é valorizar o produtor local e dar aos filhos deles a chance de ficar na área rural, com as mesmas possibilidades de renda e conforto que teriam com a modernidade da vida urbana”, considerou o deputado.

Segundo Câmara, quando atuou como prefeito de Ivinhema, reuniu produtores de café e junto aos órgãos estaduais e municipais incentivou a mecanização para colheita e hoje a cidade conta com quatro pequenas indústrias. “Também temos mais de 150 famílias que sobrevivem do cultivo do urucum, que hoje está presente em diversos produtos para dar a coloração natural. Isso precisa ser valorizado. Outro exemplo é o fruto da guavira. É preciso investimento. Veja o açaí, que há dez anos nem era conhecido, hoje gera mais de sete mil empregos diretos”, comparou o deputado.

O deputado Dr. Paulo Siufi (PMDB) disse que a guavira o remete à infância. “Fui criado em Campo Grande e tinha inúmeros pés, mas muitas pessoas não aproveitaram isso. Tem gente que nunca provou, nem conhece. Concordo plenamente com o incentivo à produção e parabenizo a parceria do evento em conjunto com a Universidade Federal”, disse. O evento contou com produtores de mais de 25 municípios.

PROJETO DE LEI

Renato Câmara ainda aproveitou a fala na tribuna para ressaltar a importância da regularização fundiária, que muitas vezes impede prefeituras de recolherem mais impostos e de produtores definirem os limites de suas fazendas. Câmara ainda apresentou um projeto de lei que autoriza a Polícia Civil a rastrear aparelhos celulares através do IMEI e modelo do aparelho quando houver furto ou roubo. A medida visa facilitar a recuperação dos aparelhos. Os mesmos ficarão à disposição do proprietário após comprovação de ser dono do bem. A proposta segue para análise da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).