Reivindicação havia sido feita pelo deputado Paulo Corrêa e pelo prefeito de Caracol em 2017

Após pedido apresentado pelo deputado Paulo Corrêa e pelo prefeito de Caracol Manoel Viais, o governo do Estado assinou esta semana o convênio para a construção de um abatedouro municipal na cidade.
A unidade terá capacidade para abater cerca de 100 animais dia e deve ficar pronto em quatro meses. A obra será realizada com recursos do governo do Estado, emendas federais destinadas pelos deputados Vander Loubet e Zeca do PT e contrapartida da prefeitura.
Na última terça-feira (06) Paulo Corrêa e Manoel Viais estiveram na Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) para agradecer o apoio do presidente Sérgio Longen e solicitar a capacitação dos trabalhadores que serão contratados pela unidade.
Paulo Corrêa, que é presidente da Comissão de Turismo, Indústria e Comércio da Assembleia Legislativa, explicou que as ações realizadas em Caracol fazem parte de um planejamento que vem sendo construído em parceria com a Fiems para promover o desenvolvimento dos municípios do Estado.
“Para que o abatedouro possa se manter em operação, precisamos capacitar a mão de obra que vai trabalhar lá. Também planejamos levar o curso de costura industrial do Senai para o município e esse é um plano de governo do prefeito, que inclusive já esteve na Fiems várias vezes para pedir apoio nesse sentido. Um projeto do qual somos partícipes e queremos ajudar como pudermos para que Caracol tenha a melhor política de desenvolvimento social que uma cidade possa ter, que é a geração de emprego e renda, permitindo às pessoas ganharem seu próprio dinheiro”, disse.
O prefeito de Caracol, Manoel Viais, disse que a parceria com o Sistema Fiems é o cumprimento de uma promessa feita no início do seu mandato de atrair indústrias para o município. “Conseguimos finalmente mudar a vocação do nosso município de Caracol, que sempre foi essencialmente agrário. Hoje, temos matéria-prima farta e, ao mesmo tempo, um problema sério de abates clandestinos, porque o produtor local não tem onde abater seus animais”, afirmou, destacando ainda a importância do apoio do Secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar).
Ainda segundo ele, Sérgio Longen garantiu a instalação de uma sala de aula móvel do Senai em Caracol, tornando possível a capacitação de trabalhadores para atuarem no abatedouro. “Temos também a questão da Coordenadoria da Mulher, que criamos para atender a demanda por emprego, já que os maridos trabalham nas fazendas e não há opção de emprego para as esposas. Então, levando também o curso de corte e costura industrial do Senai, quem sabe uma indústria do segmento não chega a Caracol ou uma cooperativa pode ser organizada. Para um município como Caracol, de 7 mil habitantes, seria um salto muito grande no desenvolvimento e não teríamos mais desemprego”, pontuou.
Sérgio Longen anunciou que o Sistema Fiems vai dar todo o apoio necessário para a qualificação dos trabalhadores e para atender a necessidade do abatedouro municipal, bem como de outros segmentos da indústria no município. “Nessa condição, vamos, por meio do Senai, atender esse pleito. Além disso, também já vamos aproveitar e levar o curso de costura industrial, uma reivindicação antiga do prefeito Manoel Viais, que nos informou sobre a existência de 60 mulheres identificadas pela Prefeitura e que estão interessadas nessa capacitação”, declarou.
Ele completa ainda que o Senai vai deslocar a unidade móvel de panificação e confeitaria para atender esse segmento no município de Caracol e região. “O prefeito nos informou que as panificadoras das cidades do entorno ressentem da falta de mão de obra qualificada nessa área e, por isso, vamos incluir o município no roteiro dessa unidade móvel. São os primeiros passos na direção da construção de uma parceria da Fiems com o município de Caracol, integrante da faixa de fronteira com o Paraguai, que é uma região muito importante para nós do setor industrial”, pontuou.
Fonte: ASSECOM
Por:  EDILENE BORGES