Rede Municipal de Ensino abre ano letivo em Ponta Porã

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Educação, abriu nesta segunda-feira, dia 11, as aulas na Rede Municipal de Ensino (REME) quando quase 13 mil estudantes das escolas e Ceinf´s (Centro de Educação Infantil) retornam às aulas. A Rede Municipal de Ensino é formada por um total de 32 unidades que formam todo o sistema educacional do município, sendo 25 escolas da zona urbana, 4 rurais, 8 Ceinf´s (Centro de Ensino Infantil), uma escola indígena, o NTem (Núcleo de Tecnologia Educacional), a rede de Ecoterapia e a Biblioteca municipal.

Abrindo simbolicamente o ano letivo, o prefeito Hélio Peluffo acompanhado da secretária de Educação, professora Leny Klais estiveram na escola municipal ´Orlando Mendes Gonçalves´, conversou com a direção, professores e visitou salas de aula. O prefeito Hélio destacou o empenho de toda equipe da secretaria de Educação, enfatizando os investimentos na qualificação profissional dos educadores, bem como na melhoria da infraestrutura das escolas e ceinf´s.

Na abertura das sessões ordinárias na Câmara de Vereadores, o prefeito Hélio Peluffo apresentou um balanço das ações em todas as áreas, citando a Educação. “Cuidar da formação das nossas crianças é um desafio diário que se dispõe os 1.700 servidores que zelam todos os dias pela educação de 12.900 alunos matriculados na rede municipal de ensino. São 1.168 professores em sala de aula buscando as melhores estratégias de formação nesses tempos de rápida mudança do conhecimento.

A Secretaria de Educação promove contínua capacitação de sua equipe, oferecendo educação de qualidade. Um bom exemplo disso é o desempenho da nossa equipe de Robótica que foi campeã estadual e representou Mato Grosso do Sul na Olimpíada Nacional de Robótica em João Pessoa. A formação de professor e o investimento em tecnologia educacional é uma das metas de 2019.

Todos nossos alunos receberão uniforme e material escolar básico. Para garantir merenda de qualidade, licitamos R$ 7,5 milhões, proporcionando alimentação nutritiva de qualidade, com carne em cubos (patinho), carne em tiras, frango desossado e reforço de açaí.

A Prefeitura serve 22 mil refeições por dia, investimento de R$ 14,8 mil em cada um dos 200 dias letivos. Vale destacar o implemento do Projeto Cultura da Paz , criado por lei aprovada nesta Casa, que levou a cultura da paz às escolas. O objetivo é diminuir todas as formas de violências nos espaços escolares, as altas taxas de evasão escolar e os índices de gravidez na adolescência.

Estamos concluindo a quadra coberta da Escola São João, concluindo dois Centros de Educação Infantil que estavam com obras paralisadas e implantando uma nova unidade educacional para crianças pequenas no distrito de Sanga Puitã. Será o primeiro Ceinf do distrito.

Também ampliada a escola Zaira Portela através de parceria público/privada, como forma de atender a demanda na região do Kamel Saad.

Vamos ampliar e reformar as escolas Profª Conceição Capiberibe Saldanha, Marcondes Fernandes Pereira, Prefeito Ade Marques e João Carlos Pinheiro Marques, mais as escolas da Cabeceira do Apa, da Nova Conquista e a Escola Graça de Deus.

A escola de Música Dona Iracema é um sucesso: tem hoje 748 alunos matriculados em formação musical e artística e vai abrir novas turmas em 2019. Os programas de esporte da Fundação de Cultura e Esportes de Ponta Porã ajudam na formação integral das nossas crianças e jovens. Hoje são mais de 2 mil alunos matriculados nas escolinhas de judô, futebol de campo, futsal, basquete, voleibol, atletismo, karatê e capoeira.

O prefeito Hélio manteve reunião com diretores na Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e dos números de avaliação de toda a administração, notadamente da rede de ensino do município, explanando que hoje a clientela atendida pelas escolas municipais está mais seleta e cobra maior qualidade.

“Essa foi uma das metas estabelecidas no início da nossa administração, quando pontuamos a melhoria da qualidade de ensino. E hoje, vocês estão de parabéns, pois a avaliação é altamente positiva. Mas não podemos nos acomodar, temos que melhorar ainda mais, buscar a excelência no ensino pois a população nos cobra isso”, enfatizou.

O prefeito Hélio Peluffo disse que “cerca de 12 mil alunos matriculados nas escolas e Ceinf´s municipais voltam às aulas para receber formação para a vida. Isso só acontece porque a Prefeitura tem 1.700 servidores trabalhando na Secretaria de Educação, dos quais mais de 1.100 são professores em sala de aula. Aos mestres o nosso respeito, gratidão e o desejo sincero que Deus os abençoe com graça e sabedoria para cumprirem essa honrosa missão. Vamos em frente!”

Fonte – pontaporainforma