Recopa pode ser fiel da balança para questionados Corinthians e São Paulo em 2013

A decisão da Recopa, nesta quarta-feira, às 21h50 (de Brasília), no Pacaembu, será determinante para o resto da temporada de Corinthians e São Paulo. Ambas as equipes vivem momentos questionáveis e entram em campo para tentar exorcizar seus fantasmas. Nada melhor do que conseguir um título em cima de rival tradicional. É com essa motivação que os dois times encaram o jogo.

O São Paulo vive notoriamente um momento pior. A equipe não vence há oito jogos, trocou de técnico recentemente e sofre com protestos da torcida. O Corinthians não está nesse estágio, por conta da credibilidade adquirida principalmente com as conquistas da Libertadores e Mundial de 2012. No entanto, o time não está bem no Campeonato Brasileiro e a torcida já começa a dar sinais de insatisfação. O clássico desta quarta pode potencializar tudo isso.

Ampliar

Jogos que marcaram a rivalidade Corinthians x São Paulo12 fotos

12 / 12

Diferentemente de toda a história, o último confronto deixou bastante a desejar, e as equipes jogaram mal. Quem levou a melhor foi Tite, que vinha pressionado por uma sequência negativa e se livrou da queda com um empate por 0 a 0 no returno do Brasileirão 2011, no Morumbi Júnior Lago/UOL

“Vencer vai mudar muita coisa, trazer a torcida de volta para o nosso lado, a confiança ressurgir. Ganhar título em cima do Corinthians, todos sabem que vai melhorar muito o ambiente. Se não vencer a pressão vai aumentar ainda mais, ainda mais um rival como o Corinthians, chega uma hora que tem que dizer chega”, resumiu o atacante são-paulino Osvaldo.

Tite também se mostrou alerta para o que pode acontecer caso o Corinthians não saia campeão. “Disputa de título, todos fazem jogo que tem possibilidades. Traz consequências”, admitiu, para depois lembrar da dificuldade que teve para passar pelo rival na semifinal do Paulista. “Vou repetir porque temos de ser justos. Jogo mais difícil entre Boca que empatamos, dois jogos contra o Santos, jogo contra a Ponte e contra o São Paulo, foi o mais difícil com o Ney, indo para os pênaltis. É a mesma equipe. Às vezes as pessoas não lembram, eu lembro”.

No Corinthians, Alexandre Pato não deve ser titular. Nesta terça-feira, Tite comandou um treinamento e deixou o atacante fora do provável time para a decisão. Emerson e Danilo, que não atuaram nas últimas partidas, treinaram normalmente e estão confirmados. O camisa número 20 volta a equipe na vaga que foi ocupada por Ibson na última rodada do Campeonato Brasileiro, quando o time foi derrotado pelo Atlético-MG. Douglas e Renato Augusto, que também estavam fora, treinaram normalmente, mas devem ficar apenas como opção.

O São Paulo espera contar com a volta do meia Jadson, que, com dores no tornozelo,  será avaliado antes da partida. O volante Denilson está recuperado e apto para jogar. O atacante Luis Fabiano, que cumpriu suspensão pelo Brasileiro, está confirmado para a partida. Os defensores Rafael Tolói e Douglas também foram liberados pelo departamento médico.

O lateral esquerdo Clemente Rodriguez, suspenso pela Conmebol, está fora, assim como o zagueiro Rhodolfo, que negocia sua saída do clube. Ambos não foram relacionados para a partida.

O Corinthians venceu o primeiro jogo no Morumbi por 2 a 1. Agora as equipes se preparam para a segunda partida da final, marcada para o dia 17 de julho, no Estádio do Pacaembu, novamente às 21h50 (de Brasília). Um empate dá o título ao Corinthians, enquanto uma vitória são-paulina por um gol de diferença leva o jogo para a prorrogação. Não há o critério de gol fora.

FICHA TÉCNICA – CORINTHIANS X SÃO PAULO
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)
Data: 17/07/2013
Horário: 21h50
Árbitro: Paulo César de Oliveira
Assistentes: Marcio Santiago e Fabricio Vilarinho

CORINTHIANS: Cássio, Edenilson, Paulo André, Gil e Fabio Santos; Ralf, Guilherme, Romarinho e Danilo; Emerson e Guerreiro. Técnico: Tite

SÃO PAULO: Rogério Ceni, Douglas, Lúcio, Rafael Toloi e Juan; Wellington, Denilson, Jadson e Ganso; Osvaldo e Luis Fabiano.
Técnico: Paulo Autuori