RECEITA DO DIA- PÃO ITALIANO INTEGRAL

Ingredientes
3 xícaras Farinha de trigo
1 xícara Farinha de trigo integral
1 xícara Farinha de centeio
2 col sopa Farinha de fubá
1 Ovo caipira
2 col sopa Azeite extravirgem
10 gr (1 sachê) Fermento biológico granulado
1 col chá Sal
1 col chá de melhorador de farinha
1 col chá Açúcar
2 xícaras (aprox.) Água
1 col sopa de Manteiga sem sal

Como fazer
Prepare o fermento aquecendo 1/2 xícara da água à 45º + – e adicione o fermento pré-misturado em 2 col de sopa de farinha de trigo e 1 col de chá de açúcar, misture bem e reserve.
No bowl da batedeira planetária (minha opção) adicione as farinhas, o sal, o melhorador de farinha e misture manualmente, depois acrescente o ovo e continue misturando, aos poucos vá acrescentando o restante da água, só então acione a batedeira (se estiver usando) na velocidade 1 por uns 5 minutos, notando que a massa ficou homogênea, acrescente o preparo do fermento que já deve estar bem “borbulhado” e deixe bater uns 5 minutos para acrescentar o azeite, e bata por mais uns 10 minutos, durante este processo verifique se a massa está macia, se necessitar de um pouco mais de água acrescente aos poucos até alcançar o ponto desejado.
(1*) Retire o bowl da batedeira e cubra com um pano e deixe descansar e crescer por uns 90 minutos.
Bata na batedeira por mais uns 10 minutos, retire a massa e coloque sobre uma mesa enfarinhada.
Para a opção da fotografia, eu dividi essa massa em duas porções, fiz dois “rolos” no comprimento de duas formas para pão com 23cm cada, as formas devem estar untadas com a manteiga e polvilhadas com farinha.
Faça alguns cortes sobre a massa e deixe descansar e crescer por mais 90 minutos.
Pré aqueça o forno (uso o elétrico) à 200º por uns 10 minutos, leve as formas ao forno e suba para 250º nos primeiros 5 minutos, depois abaixe para 200º e deixe assar por mais 25 minutos, retire os pães do forno e pincele a parte superior com a manteiga derretida rapidamente e retorne ao forno à 180º por mais uns 10 minutos.
(2*) Retire os pães do forno, desenforme e deixe esfriar sob uma grelha, ou cesto de palha, cobertos por um pano.
(1*)-As farinhas podem variar de acordo com fabricante e necessitarem de um pouco mais de água para atingirem o ponto desejado.
(2*) Os fornos variam muito de acordo com, tipo, fabricante e tempo de uso, portanto verifique sempre o preparo do seu pão!
Para a medida de xícara utilizo o copo medidor de 220 ml
Para as colheres, medidores apropriados: sopa (15ml) e chá (7,5ml)
Para checar a temperatura da água um termômetro é interessante, (o culinário infravermelho é ideal), se não tiver verifique com o dedo, a água vai esquentar mas ainda fica confortável, desligue imediatamente e adicione o preparo do fermento.

Crédito da receita:
Pedro Corrêa F