Quem joga o melhor futebol do Brasil? Comentaristas divergem entre Grêmio e Flamengo; vote

Renato Gaúcho, logo após a classificação para a semifinal da Libertadores, foi direto ao reafirmar que o “Grêmio tem o melhor futebol do país”.

Um dia depois, Jorge Jesus, com a vaga assegurada no Beira-Rio diante do Internacional, não teve dúvidas ao dizer que o “Flamengo tem o melhor futebol”.

GloboEsporte.com trouxe a discussão para a redação e convocou sete comentaristas para analisarem o momentos do futebol no país.

Veja a opinião de cada um:

 — Foto: InfoEsporte — Foto: InfoEsporte

“O melhor futebol do país é o do Grêmio, porque é um futebol mais consolidado numa ideia, num conceito, num padrão que já dura há mais de três anos. O Flamengo joga um futebol bonito porque reúne talentos, talvez a maior junção de grandes jogadores no futebol brasileiro nos últimos tempos. Certamente é, mas ainda não teve tempo para consolidar suas ideias coletivas, um modelo. O futebol do Flamengo corre mais riscos, vão ter jogos que as coisas não vão encaixar tão bem, outros que os adversários vão achar o antídoto. O Grêmio não, já está mais consolidado, por isso consegue ser mais estável que o Flamengo e jogar bonito com mais frequência”.

 — Foto: InfoEsporte — Foto: InfoEsporte

“O melhor futebol do país é o do Grêmio de Renato Gaúcho. Trabalho consolidado e com mais tempo em relação ao atual Flamengo. É um time que apresenta o mesmo nível de bom futebol (em torneios mata-mata), com jogadores menos badalados e que são frutos do ótimo trabalho da comissão técnica. Porém, o atual Flamengo com Jorge Jesus tem mais peças e mais possibilidades de jogar de formas diferentes num mesmo jogo”.

 — Foto: InfoEsporte — Foto: InfoEsporte

“Hoje o Flamengo joga um futebol com mais repertório que o Grêmio. É um time que tem mais variações de jogadas e mais jogadores com individualidade, capacidade técnica alta. O Grêmio tem grandes jogadores, um futebol muito coletivo, de muita força e um jogador que desequilibra, que é o Cebolinha. Mas, como conjunto de futebol, hoje vejo o Flamengo jogando mais”.

 — Foto: InfoEsporte

“O time do Grêmio já jogava muito bem com o Roger (Machado), mas não tinha resultado. Com a entrada do Renato, começou a jogar melhor ainda e com resultados. Campeão da Copa do Brasil, da Libertadores, Gaúcho, e está a três anos na semifinal da Libertadores, jogando bem.

O Flamengo é uma grande equipe. O Jorge Jesus já encontrou o time dele, está colocando a tática dele. Do meio para frente é um espetáculo, não tenho dúvidas que esse time vai conseguir os mesmos feitos que o Grêmio conseguiu, mas ainda não chegou lá. O Santos também joga de forma espetacular, mas alterna muito. Não tem uma sequência. Para mim, o melhor time do momento, que joga o melhor futebol, é o Grêmio. Um pouco acima do Flamengo”.

 — Foto: InfoEsporte

“Faltam 33 dias para o primeiro jogo da semifinal, em Porto Alegre. E 54 para o segundo, no Rio. Muita coisa pode mudar até lá. Quem está jogando muito hoje pode estar ainda melhor ou não. Difícil uma análise a tanto tempo dos confrontos. Hoje, o Flamengo joga mais. Tem time e elenco melhores. Ganhou conjunto e confiança na individualidade com Jesus. O momento do Flamengo é indiscutível. Ninguém está melhor. Futebol bonito, dinâmico e intenso.

Mas, contra o Palmeiras, o Grêmio foi muito bem e deu sinais claros de evolução para voltar ao nível de 2017. Embalado por Jean Pyerre, Matheus Henrique e, principalmente, Everton, o Grêmio também sabe jogar bonito e vai equilibrar o confronto. Em resumo: hoje ninguém joga mais do que o Flamengo. Daqui a 33 ou 54 dias, só o tempo dirá”.

 — Foto: InfoEsporte

“Neste momento quem joga o melhor ou o mais bonito futebol do país é o Grêmio. Tem feito isso desde 2016, com algumas variações, mas sempre conquistando títulos e nunca negociando esse conceito. Eu não duvido que num médio prazo o Flamengo, mantendo o Jorge Jesus e essas peças do elenco, supere o Grêmio adiante. Mas vai precisar de mais entrosamento e rotina de trabalho. Nesse momento, a pergunta para agora, ainda é o Grêmio que o joga o melhor e mais bonito futebol do país”.

 — Foto: InfoEsporte — Foto: InfoEsporte

“São estilos diferentes. O Grêmio, com o Renato, está privilegiando mais posse e toque de bola, construção das jogadas. O Flamengo tem mais contra-ataque, consegue fazer com mais velocidade a chegada na área do adversário. O Grêmio ainda não achou solução de usar bem o centroavante, já os atacantes do Flamengo, que fazem a função, são os artilheiros do time. São diferentes. Quando jogam bem, é muito agradável ver os dois times, mas ninguém joga bem sempre.

São estilos reconhecíveis, é melhor para torcedor e amantes do futebol que gostam de um jogo ofensivo. Os dois jogam para frente, sendo que o Flamengo um pouco mais pela velocidade do estilo de jogo. O Grêmio está por mais tempo jogando esse melhor futebol, há mais de dois anos um futebol que é mais bonito. A não ser que use todo o time alternativo, que tenta jogar, mas não sai certo, não está adaptado. O Flamengo atualmente está usufruindo da boa forma dos seus atacantes, mas ainda falta que alguns jogadores rendam mais, por exemplo, De Arrascaeta. Fez um golaço muito bonito, mas no jogo por vezes não faz as coisas tão bem.

É mais produtivo o jogo do Flamengo. Menos bonito, mas objetivo. Qualquer um dos dois que escolher, não é uma razão 100%. Escolha pessoal e difícil de justificar”.