Quem é De Paul, meia que alegra Messi e ameaça vaga de Di María na Argentina?

Rodrigo De Paul foi convocado pela primeira vez para a Argentina em outubro do ano passado, mas já é apontado pela imprensa local como o substituto de Lavezzi na seleção. Não por qualidades técnicas ou táticas, afinal ele nem sequer é atacante, mas meia. A comparação se dá por uma característica apresentada fora de campo: a de “animador” do elenco.

Sempre sorridente e brincalhão, o meia de 25 anos, que defende a Udinese, da Itália, tem sido um dos principais responsáveis por fazer Messi e companhia rirem nos treinamentos e na concentração. Algo que ficou mais difícil depois da derrota por 2 a 0 para a Colômbia, na estreia da Copa América, no último sábado.

O zagueiro Otamendi, companheiro de quarto de De Paul no hotel em que a Argentina estava hospedada em Salvador, publicou vídeos nas redes sociais em que o meia aparecia cantando e fazendo outras graças.

+ Leia mais notícias da Argentina

O lado extrovertido foi demonstrado também na entrevista coletiva que o meia concedeu na última semana, em Salvador, em que fez piadas e mostrou leveza nas respostas.

– Quando me levanto e me vejo com a camisa da seleção, fico de bom humor. Desfruto de cada momento. Nunca estive em um grupo tão alegre – disse.Diante da Colômbia, De Paul não pôde desfrutar tanto, mas teve boa atuação. Os melhores momentos da Argentina na partida foram justamente após a entrada dele no intervalo. O meia substituiu Di María, que teve atuação muito ruim e passou a ter a titularidade contestada por parte da imprensa.

O treino do último domingo acrescentou mais um ingrediente nesta disputa. Enquanto Di María foi a campo e trabalhou com os reservas, De Paul ficou na academia, ao lado dos titulares. Se ambos atuaram pelos mesmos 45 minutos, por que tiveram rotinas diferentes no dia seguinte?

A definição da equipe que enfrentará o Paraguai, quarta-feira, às 21h30 (de Brasília), no Mineirão, sairá apenas nos próximos dias, quando a Argentina treinará no Estádio Independência, em Belo Horizonte. Além de De Paul, Di María também disputa vaga com Suarez, que foi titular no amistoso contra a Nicarágua, há dez dias. Lautaro Martínez e Dybala têm menos chances, já que o técnico Lionel Scaloni teria de mudar o esquema tático para escalá-los.

Trajetória
De Paul teve toda a sua formação como jogador no Racing, clube que defendeu desde os cinco anos.

Com 19 anos, ele estreou como profissional em 2013 e logo se firmou na equipe. Foi questão de tempo para o garoto assumir a camisa 10 do time de Avellaneda.

O sucesso repentino despertou o interesse de clubes europeus e, em 2014, o Valencia, da Espanha, pagou 4 milhões de euros para contratá-lo.

Porém, De Paul não brilhou no clube espanhol e, depois de uma temporada, regressou ao Racing.

Em 2016, ele foi contratado pela Udinese, equipe na qual não só vem se destacando como também assumiu o posto de capitão na última temporada.

globoesporte