Puccinelli recebe governador paraguaio e confirma apoio bilateral para desenvolvimento da região de fronteira

O governador André Puccinelli recebeu na tarde desta quinta-feira (12) o governador do departamento de Amambay, cuja Capital é Pedro Juan Caballero, Pedro González, que veio a Campo Grande pela segunda vez em quatro meses para reforçar a intenção de trabalhar em conjunto com Mato Grosso do Sul para fortalecer a região de fronteira dos dois países, através de parcerias econômicas, de infraestrutura, comércio e turismo.

 

        González destacou que está sendo construído em Pedro Juan Caballero um polo industrial com 406 hectares onde as 10 primeiras empresas que já estão em fase de instalação são brasileiras. De acordo com o chefe do executivo paraguaio, há ainda um projeto de uma ferrovia que liga a fronteira até o município de Concepción, às margens do rio Paraguai, onde o Brasil tem um entreposto no porto local. “Com esta integração, conversa alinhada e concretização da ferrovia, o empresário e o agricultor brasileiro poderá escoar a sua produção através do porto paraguaio em Concepción. Estamos também com um projeto de lei na Câmara dos Deputados para alterar a regra que proíbe o tráfego de caminhões biarticulados no Paraguai. Com isso, as grandes carretas brasileiras poderão transitar no País, facilitando ainda mais o escoamento da safra sul-mato-grossense para exportação”, reforçou.

 

                 

 

       André Puccinelli foi elogiado por González, que destacou a importância de manter um bom relacionamento com o Brasil para que ambos estados cresçam de forma conjunta. “Puccinelli tem um espírito de levar adiante grandes projetos. Sabemos das limitações do Paraguai, mas estamos dispostos a fazer a nossa parte para o desenvolvimento da região. Precisamos deste intercâmbio cultural, comercial e turístico”, elogiou. 

 

            

 

       Já o governador de Mato Grosso do Sul reforçou os projetos estratégicos em execução no Estado com suas potencialidades que visam à integração entre os dois países. Foi amplamente discutido a construção das ferrovias que vão ligar Maracajú ao estado do Paraná, além da estrada de ferro proveniente do Estado de São Paulo e que vai até o município de Porto Murtinho, na fronteira com o país vizinho.

 

       Puccinelli detalhou também a construção da rodovia Sul-Fronteira, a MS-165, que percorre toda a faixa de fronteira de Ponta Porã até Mundo Novo. “A obra da MS-165 foi retomada recentemente no trecho entre Sanga Puitã e Aral Moreira, com recursos do PAC II. Somos todos parceiros e irmãos e vamos fazer o que nos for possível para essa integração. É uma parceria muito importante”, finalizou.