Puccinelli destaca que MS é exemplo para o País ao divulgar todas as contas do Estado

O governador André Puccinelli destacou na manhã desta terça-feira (02), durante a solenidade de abertura das comemorações da Semana do Servidor Público de Mato Grosso do Sul, a importância da divulgação das contas do Estado, dos repasses realizados aos municípios e demais poderes, além da publicação dos salários dos quase 63 mil servidores públicos estaduais.

        Puccinelli disse que Mato Grosso do Sul passa por uma evolução no sentido da transparência e acredita que o Estado passará a ser modelo para as demais unidades da Federação depois desta atitude. “Muito antigamente queimavam em fogueiras aqueles que promoviam a inovação e a ciência, como se fossem hereges. A sociedade evolui, e a gente ao evoluir tem que ver os sinais e o que promove uma evolução. A voz das ruas foi muito importante nesta tomada de decisão, para que com total transparência o Executivo do MS seja um exemplo a ser tomado e possa, quem sabe, ser copiado por outros Estados”.

      O governador reforçou que no Portal da Transparência de Mato Grosso do Sul qualquer cidadão pode ter acesso à lista de mais de 15 páginas com os salários de todos os servidores com os valores pagos para cada cargo e função, os montantes arrecadados pelo Executivo e os repassados a qualquer prefeitura do interior.

        Outro ponto reiterado por André foi o repasse adicional que o governo do Estado faz para as prefeituras, acima do previsto em lei. “O cidadão vai saber que, sem que o governo tivesse a obrigação de fazer, além dos repasses obrigatórios e previstos em lei, mandamos cerca de quase R$ 9 milhões por mês para que os municípios possam fazer frente às suas obrigações na área da saúde. E mais. Isso mostra também quais as prefeituras estão inadimplentes para que a população saiba cobrar dos seus gestores, o que cada um deve ter de responsabilidade. Queremos dar o exemplo”, finalizou.