Publicada segunda edição do “Jorn4l News” na EE 4 de Abril, em Sete Quedas

Periódico foi escrito em português e inglês, onde a Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem, através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística.

 A Escola Estadual 04 de Abril, que oferta ensino em tempo integral, através do Programa “Escola da Autoria”, em Sete Quedas, publicou a segunda edição do “Jornal News”, o projeto interdisciplinar faz parte da culminância dos componentes curriculares UC III, Itinerário Formativo I e Eletiva IV do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental

O diretor Otávio Simei relatou que o objetivo é aproximar as atividades escolares das práticas sociais dos estudantes, por meio da produção de um jornal escolar, escrito em português e inglês (todavia a parte da Língua Inglesa foi explorada, pelo uso tecnológico e usos da linguagem através de termos utilizados dentro da própria estrutura jornalística), que traga informações relevantes sobre a escola e a comunidade em que vivem.

Scholl Newpaper: Look at the News!

De acordo com professora coordenadora de área Rosimari Baldo, outros escopos do projeto interdisciplinar são: a divulgação dos projetos, atividades e ações, para dar voz aos estudantes em assuntos relacionados à vida escolar, como, por exemplo, a importância de estudar uma língua estrangeira, o uso do uniforme, o lanche da escola, o respeito ao professor e aos colegas, a prática de bullying, a responsabilidade do grêmio estudantil, o líder de sala e suas funções e, assim, criar leitores e escritores críticos, despertando, em cada um, o protagonismo, a autonomia e a responsabilidade pelo que se escreve e informa.

Reportagem e Entrevista

Entendendo que as Eletivas são uma das estratégias para exercitar o protagonismo e a autonomia dos estudantes, a coordenadora Norma Leila da Silva Folini menciona que a Eletiva visa apresentar aos estudantes o texto jornalístico e motivá-los a ler.

“Bem como envolver-se de forma a compreender, efeitos e compreensão jornalística de assuntos diversos, por meio deste texto será levantado o tema ”Repórter- Reportagem e Entrevista” com uma problemática que é a questão do desemprego por causa da falta de qualificação profissional”, enfatiza Folini.

A coordenadora pedagógica Patrícia Bernardo relata que com base nos objetivos de ambos os componentes Curriculares surgiu-se a possibilidade da junção de um trabalho interdisciplinar e culminou no “Jornal News – 4 de Abril”.

“Para que isso acontecesse o jornal foi trabalhado por sessões e no final uniu-se as partes formando o jornal, sendo que a maior responsabilidade de estruturação era dos estudantes do Itinerário I os quais trabalhavam em sala como numa redação de jornal, cada estudante na responsabilidade de uma função, como: repórter, redator, diagramador, chefe de reportagem, repórter investigativo entre outras funções”, relata Patrícia.

Para que o jornal fosse impresso, os estudantes foram orientados pela professora Rosimari Baldo para que buscassem parcerias da iniciativa privada do município, com os quais fecharam apoio para o não de 2022.

 Sed