Propriedades naturais do óleo de açaí combatem envelhecimento

Incorporadas à rotina de cuidados com a pele, as substâncias naturais são verdadeiras aliadas da beleza. Sem fugir à regra, o óleo de açaí – rico em vitaminas, ácidos graxos essenciais e substâncias antioxidantes – é um elixir da juventude, já que melhora a circulação sanguínea, hidrata e ainda protege a cútis da ação negativa de agentes externos.

 

Graças à combinação de componentes do líquido extraído do fruto originário da Amazônia, a pele também aumenta sua capacidade de retenção das moléculas de água, o que colabora para recuperação do frescor da cútis. Além disso, a presença do pigmento antocianina cria uma proteção contra infecções.

 

 

 

Assim, o produto varre os radicais livres que causam rugas, flacidez e manchas. “Diminuindo a destruição celular, o óleo acaba prevenindo o envelhecimento”, afirma Claudia Marçal, dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). 

 

Com função emoliente e adstringente, o óleo usado em cremes antienvelhecimento pode ser aplicado, preferencialmente, à noite na face e no corpo, sendo ideal para a região dos olhos, uma vez que também evita a formação de olheiras. Nas versões em sabonete, loção e hidratante, o elemento natural tem ação sensorial e aromática, conferindo textura aveludada à pele.

 

Contudo, antes de adquirir cosméticos com a substância, é preciso conhecer seu tipo de pele, pois não é recomendado aplicá-los em cútis oleosas, mistas ou com acne. “O ideal mesmo é serem usados por quem tem pele normal ou madura, em geral, por mulheres na faixa dos 50 anos de idade”, informa Jardis Volpe, dermatologista da Clínica Volpe, de São Paulo. 

(Foto: Shutterstock ) Elixir da juventude, componente natural é rico em vitaminas, ácidos graxos essenciais e substâncias antioxidantes

 

Pesquisa
Estudos recentes, realizados pelo Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN) e associados à Universidade de São Paulo (USP), apontam que o óleo de açaí, principalmente quando combinado ao hidrogel, age na cicatrização da pele. Além disso, a substância consegue tratar descamações, ressecamentos e outros problemas de pele, como dermatites de contato.