PROJETO DO DEPUTADO CABO ALMI PRIORIZA ATENDIMENTO AOS RENAIS CRÔNICOS E TRANSPLANTADOS

Aprovado hoje (18/05) em primeira discussão Projeto de Lei nº 66/2016 de autoria do deputado Cabo Almi (PT) 2º secretário da mesa diretora da Assembleia Legislativa, que dispõe sobre o reconhecimento das pessoas com doença renal crônica e transplantados, o atendimento prioritário nos serviços públicos e privados no âmbito do Estado de Mato Grosso do Sul.

Se aprovado em segunda discussão e sancionada pelo governador, os renais crônicos e transplantados terão prioridades no atendimento preferencial em agências bancárias, lotéricas, supermercados, serviços de saúde, assistência social e outros que demandem tempo e filas para o atendimento.

Pelo projeto, considera-se doença renal crônica, a lesão renal progressiva e irreversível da função dos rins em sua fase mais avançada, na qual os rins não conseguem mais manter a normalidade.

 

Pelas estatísticas, a doença renal crônica atinge cerca de 10% da população mundial e afeta pessoas de todas as idades. De acordo com estimativa da Sociedade Brasileira de Nefrologia, há em torno de 15 milhões de brasileiros com a DRC, causada principalmente pela diabetes e hipertensão arterial e mais de 100 mil pessoas estão fazendo diálise ou hemodiálise em sua fase mais aguda.


www.facebook.com/caboalmi