PROJETO “CIRANDAS CULTURAIS DA UFMS REALIZA APRESENTAÇÃO E OFICINAS DE DANÇA EM BELA VISTA

O Projeto de extensão “Cirandas Culturais”, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul realiza nesta sexta-feira (09), apresentação e oficinas de dança. O evento será realizado no Polo da UAB “José Garibaldi da Rosa Neto”, a partir das 19h.

Confira a programação

19h – Apresentação do Grupo Bailah
19h30 – Bate papo
20h – Oficina Sertanejo Universitário (aulas em pares)
21h – Oficina Samba no pé (individual)

Grupo Bailah

O Grupo Bailah foi criado em 2006, pelo Prof. Dr. Marcelo Victor da Rosa. Trata-se de um grupo coreográfico de dança de salão, que integra o projeto de extensão vinculado a Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, e que promove a prática dessa vertente. O grupo é composto principalmente por acadêmicos da UFMS, inscritos no projeto de ensino do curso de Educação Física.

Desde sua criação, o grupo vem crescendo e promovendo a cultura no estado com diversas apresentações e participando dos eventos culturais do Estado. Dentre os espetáculos já realizados pelo grupo, destacam-se:

– O espetáculo “Velado”, produzido por acadêmicos e membros da comunidade externa que participam do Bailah e que contou com a direção artística do professor Marcelo Victor Rosa. O referido espetáculo, apresentado em 2012, tratou das relações de gênero e sexualidade a partir da trilha musical de Ney Matogrosso.

– O espetáculo “É o que tem pra hoje” foi apresentado em 2008, e criado por diferentes coreógrafos. A apresentação refletiu a reunião de todas as experiências e estudos da dança de salão, desde 2006, transpassadas para mais de vinte coreografias, desde danças regionais passando por forró, bolero, zouk, tango, samba e até salsa. O espetáculo cativou os espectadores por seu trabalho coreográfico diversificado e criativo com um toque sul-mato-grossense.

Além dos espetáculos, o Grupo Bailah ficou em 2º lugar no Prêmio Desterro, edição 2015 e O Prêmio Desterro – 6º Festival de Dança de Florianópolis – foi realizado no Teatro Ademir Rosa, no Centro Integrado de Cultura (CIC). Um espaço com mais de 900 lugares, localizado na região central de Florianópolis, que recebeu centenas de bailarinos do Brasil e do exterior.

Já participou de diversas edições do Projeto Circuito Dança do Mato, edições da Semana para a Dança (promovida pela prefeitura de Campo Grande), festivais de dança e eventos culturais na capital e no interior do estado.

Atualmente, o grupo foi selecionado em 1º colocado na categoria “coreografias” no edital da Fundação de Cultura do MS para o Projeto Circuito Dança no Mato 2016 e também foram selecionados para o Prêmio Desterro 2016.

O grupo conta com vinte e oito integrantes que buscam a produção de coreografias com qualidade e que remetam aos diferentes estilos da dança de salão na atualidade como: Forró, Samba de Gafieira, Zouk, Bolero, Salsa, Tango, Valsa, Roda de Salsa Cubana, Rock-Soltinho, Chamamé, Regional e entre outros.

Serão retratados através de temas criativos e com uma linguagem corporal híbrida. O trabalho reflete a heterogeneidade de influências, a percepção de emoções e questões de relações humanas do cotidiano, além da alegria, marca deste grupo, expressas pela dança.

O criador, diretor Artístico e também Coreógrafo do Grupo Bailah, possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998), mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004) e Doutorado em Educação na Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é professor adjunto 2 da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Desempenhou o papel de tutor do PET Educação Física de fevereiro de 2010 a julho de 2014. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Física Escolar, Danças, Ginástica, Gênero e Corpo, tendo como principal referência teórica Michel Foucault.

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone: 3439-3959.

Thaffarel Nunez Gonçalves – BlogdoThaffarel com informações de Polo UAB de Bela Vista