Programa de saúde bucal leva maior qualidade de vida a reeducandas de Rio Brilhante

Rio Brilhante (MS) – Autoestima, facilidade para mastigar e a possibilidade de dar um sorriso aberto. Coisas tão importantes para qualquer pessoa, mas que não faziam mais parte da vida da reeducanda do Estabelecimento Penal Feminino de Rio Brilhante, Janifer Araujo Prado, 31 anos, há algum tempo. Agora, ela e outras internas do presídio puderam voltar a sorrir após a participação no programa “Brasil Sorridente”, que forneceu próteses dentárias. 

 

          A ação fez parte de uma parceria entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da direção do presídio, e a Prefeitura Municipal de Rio Brilhante. No total, cinco custodiadas foram contempladas inicialmente. 

 

         “Estou muito feliz, minhas colegas estão elogiando a minha aparência. É um bem estar muito grande, e, de agora em diante, não vou descuidar do meu sorriso”, garantiu Janifer. 

 

         Segundo o coordenador do Programa Brasil Sorridente no município, Mauricio Arakaki, é uma ação do governo federal para oferecer saúde bucal de qualidade à população e consiste em levar o tratamento de dente ou a confecção de próteses, as dentaduras, às regiões onde vive a população carente. 

 

          Para a diretora da unidade prisional, Vera Lúcia dos Santos, esta iniciativa é de grande valia. “Além de tratar a saúde, tais próteses trouxeram maior qualidade de vida e a autoestima das internas apreciadas”, ressalta.