Produtor de MS tem até 10 de janeiro para cadastrar área de plantio de soja

Produtor de MS tem até 10 de janeiro para cadastrar área de plantio de soja

Procedimento anual é obrigatório e o não cumprimento pode resultar em multa

Termina no dia 10 de janeiro o prazo de cadastramento da área de plantio de soja safra 2016/2017. Segundo estimativa da Aprosoja MS (Associação dos Produtores de Soja e Milho) a próxima safra deve alcançar área de produção de 2,5 milhões de hectares. Atualmente o Estado ocupa o 5° lugar no ranking nacional de produção da oleaginosa, sendo responsável por 7,6% da produção de sejoa neste ano.
Segundo informações da Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) apenas 44% da área estimada pela Aprosoja, que é de 2.521 milhões de hectares, foi registrada até o momento. “No mesmo período do ano passado o sistema já tinha 59% das áreas cadastradas”, avalia o Fiscal agropecuário da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, Filipe Portocarrero Petelinkar.

A agência informa ainda que o cadastro é realizado exclusivamente pela internet. O procedimento anual é obrigatório, de acordo com o decreto Nº 12.657, que prevê o vazio sanitário da soja e as medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática e deve ser realizado entre 1° de setembro e 10 de janeiro, logo após o encerramento da safra. O agricultor que não atualizar os dados ou não se cadastrar pode ser multado.

http://www.campograndenews.com.br/

Posts Relacionados

Facebook Comments