Procon realiza mutirão online de renegociação de divida.

No conjunto de ações em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, o PROCON DE BELA VISTA-MS, juntamente com a Associação Brasileira de Procons (PROCONSBRASIL) e a Federação Brasileira dos Bancos (FEBRABAN), realiza de hoje até o próximo dia 31 de março, o “Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas“, O evento acontece exclusivamente pela internet, através da plataforma de solução de conflitos WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR1.

A ação dos órgãos de defesa do consumidor, terá o objetivo de reestabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e precisam manter o nome limpo, longe de qualquer inscrição em cadastros de proteção ao crédito. Para isso, após ser acionada pelo PROCON DE BELA VISTA-MS, a PROCONSBRASIL programou com a FEBRABAN, a adesão das instituições financeiras, buscando viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, a periodicidade dos pagamentos, a redução dos juros e multas, ou mesmo condições para a quitação do débito que o cidadão tenha com uma instituição financeira.

Na visão global da PROCONSBRASIL, a experiência revela que muitos consumidores que estão em débito deixam de procurar o Procon ou até mesmo seu banco por se sentirem constrangidos com a situação. Além disso, com as regras de restrições de circulação e de funcionamento do comércio, e os cuidados com a saúde, o uso da internet pode ser favorável também à defesa do direito do consumidor, como é o foco deste mutirão.

De acordo com Katia Cristiane Macedo da Silva, dirigente do PROCON BELA VISTA –MS, “é essencial que os consumidores aprendam a se utilizar dessa plataforma de maneira eficiente com o objetivo de realizar as negociações de dívida durante esse período”, mais também comecem a se utilizar dela com mais frequência com objetivo de ter registro de suas reclamações de maneira mais célere e com autonomia.

Isto porque, o consumidor.gov é uma ferramenta com altos índices de resolutividade, foi criada para dar mais amplitude de acesso e com muita agilidade de resposta, possibilitando uma gestão integrada das reclamações pelo governo federal.

”.Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma WWW.CONSUMIDOR.GOV.BR, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar que deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

No momento do preenchimento do registro, é imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O PROCON Bela Vista – MS, orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag: #MutiraoProconsBrasil

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória.

Serviço:

O QUE: Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas

QUANDO: 15/03 até 31/03COMO: através do site www.consumidor.gov.br

PÚBLICO: todo cidadão que queira renegociar suas dívidas bancárias

PROCON BELA VISTA fica na Avenida Teodoro Sativa (Antiga Biblioteca) Telefone: 67 3439 – 2287

Fonte: Josyel Carvalho