Procon de Bela Vista irá mover ação para evitar cobrança abusiva via cartório por parte da Energisa

A diretora do Procon Municipal Kátia Macedo esteve falando em entrevista sobre cobranças irregulares nas contas de energia elétrica na zona rural de Bela Vista, ela esteve participando de um congresso dos Procons em Campo Grande nos dias 15, 16, 17, onde apresentou as demandas do município para a concessionaria de energia, que enviou representante no encontro.

Kátia Macedo informou que vem há a 2 anos levantando informações sobre essas cobranças abusivas que a Energisa vem realizando, segundo ela, a resolução 410 de 2010 está previsto duas formas de cobrança na zona rural, como assentamentos e propriedades rurais. A leitura plurimensal que o próprio consumidor informa e a via telemetria e que as cobranças via média de consumo está lesando o consumidor com preços bem altos.

A Energisa neste seminário se comprometeu em liberar uma tabela, que a partir de 2022 será distribuído ao consumidor da zona rural para informar a leitura.

Que uma ação será movida a nível estadual para mudança na lei devido cobrança via protesto em cartório e suspensão no corte da energia elétrica, Kátia Macedo disse que foi feito um acordo para retirada dos protestos e negativação das faturas.

Marcelo Salomão diretor do Procon estadual também participou remotamente da entrevista e informou que o Procon exigiu apresentação de planilha de leitura das contas de energia elétrica, por que não é possível que o consumidor além de pagar caro fique refém da concessionaria e que todas as leituras serão pré-determinadas. Marcelo falou que e a cobrança em cartório é um absurdo e que já está articulando junto as autoridades para proibir a Energisa de cobrar dessa forma, ou seja para que a Energisa não insira o nome do consumidor em protesto e que aprovação dessa lei é uma vitória do consumidor.

Mais informações o leitor do jatobanews confere neste vídeo da Radio Bela Vista FM.

Fonte: Armando Loureiro / Jatobá Noticia