Presidente Neto anuncia primeiras prioridades à frente da Assomasul

Prefeito de Bela Vista, Dr. Renato de Souza Rosa eleito Diretor de Saúde da Assomasul 
 
 
 
O prefeito de Nova Alvorada do Sul, Juvenal Neto (PSDB), anunciou na manhã desta sexta-feira, ao votar na eleição da Assomasul, da qual será presidente a partir do dia 30 deste mês, as primeiras medidas à frente do comando da entidade municipalista. 
 
Neto votou às 9h16Em entrevista à imprensa, Neto disse que vai agendar encontros com o governador Reinaldo Azambuja (PSDB), com a bancada federal e com o presidente da Assembleia Legislativa a ser eleito no dia 1º de fevereiro, além da CNM (Confederação Nacional de Municípios), para encaminhar uma pauta de reivindicações.  
 
Entre os assuntos a serem tratados, segundo ,ele, estão a questão do transporte escolar, a redefinição da distribuição dos recursos do Fundersul e as ações interpostas pela Assomasul visando recuperar as perdas das receitas municipais. 
 
Neto se refere às receitas que as prefeituras deixaram de receber devido a política de isenção fiscal concedida pelos governos federal e estadual nos últimos anos, que acabou refletindo nas finanças públicas municipais. 
 
Um dos exemplos, conforme o prefeito, é a isenção do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) que o governo da presidente Dilma concede à indústria automotiva e aos produtos da chamada linha branca, cuja consequência é reduzir o repasse do FPM (Fundo de Participação dos Municípios). 
 
“Cerca de 20 municípios já entraram com ações contra o governo”, revelou Neto, que também defende a definição do critério de divisão do dinheiro da arrecadação do Fundersul. “Esse é um dos nossos grandes desafios. Os recursos são arrecadados dentro dos municípios e voltam apenas em torno de 9% ou menos até. Seria preciso uma redefinição melhor ou senão a reativação da Agesul para que possamos adquirir maquinários, isso seria um grande avanço”, sugeriu.  
 
Sobre as obras inacabadas deixadas pelo governo anterior, Neto disse que uma das questões a tratar com Reinaldo Azambuja é o recapeamento do asfalto que corta os municípios. “Muitos prefeitos fizeram a licitação e as obras não foram executadas”, pontuou.  
(Foto: Edson Ribeiro)