Presença de Força Nacional traz tranquilidade na região de conflito em Sidrolândia

Clima de tranquilidade na região das fazendas invadidas por índios terena em Sidrolândia.  A Força Nacional já está no local, hoje de manhã, uma equipe de reportagem da TV MS Record, esteve por lá.

Uma equipe da Força Nacional monitora a estrada que dá acesso às aldeias e fazendas. Agora, só quem vive na região pode circular. Nem mesmo a equipe foi autorizada a entrar – estratégia de segurança que tem garantido tranquilidade depois de quase um mês de tensão.

Até agora, não houve resistência dos índios à presença da Força Nacional. Foi estabelecida, inclusive, uma relação da parceria. Os índios informam os militares sobre a movimentação nas aldeias e fazendas e a presença de pessoas estranhas na região.

O comboio com os 110 homens da Força Nacional chegou a Sidrolândia na última sexta-feira. Eles estão alojados no parque de exposições da cidade. As equipes se revezam no policiamento da zona de conflito.

A atuação da Força Nacional foi definida em uma série de reuniões com a polícia militar e as lideranças, terena. O apoio na segurança foi solicitado pelo governo do Estado, com o acirramento do conflito entre índios e fazendeiros, que culminou com a morte do terena Oziel Gabriel, durante reintegração de posse da fazenda Buriti. (Com colaboração Luiz Felipe Fernandes)

Ms record