Prefeitura determina mudanças no lixão na entrada da cidade

João Carlos Velasquez

 

 

Cada brasileiro produz 1,1 kg de lixo em média por dia. No País, são coletadas diariamente 188,8 toneladas de resíduos sólidos. Desse total, em 50,8% dos municípios, os resíduos ainda têm destino inadequado, pois vão para os 2.906 lixões que o Brasil possui.
Em 27,7% das cidades o lixo vai para os aterros sanitários e em 22,5% delas, para os aterros controlados, de acordo com dados da Pesquisa Nacional de Saneamento Básico do Instituto Brasileiro de Estatística (IBGE).

De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos até 2014 TODOS OS LIXÕES EXISTENTES NO BRASIL DEVERÃO SER FECHADOS. Essa lei tramitou no Congresso Nacional por VINTE ANOS.

Ultimamente os governos vêm estabelecendo metas para incentivar os programas de coleta seletiva e de reciclagem. O grande problema, no entanto, é que a maioria dos municípios brasileiros ainda possui uma gestão muito aquém do desejado. Muitos ainda são os lixões, onde vivem misturados ao lixo: cães, gatos, urubus e catadores.

São condições sub-humanas que beiram a idade média, onde pobres viviam do lixo descartado dos castelos e igrejas e Bela Vista é uma delas. Resolver o problema do baixo percentual de reciclagem e a coleta seletiva é o desafio de todas as cidades brasileiras a partir de agora. As audiências públicas tem se muitas vezes, sem divulgação e com pouco participação popular.

Mediante a isso e com um cronograma apertado em virtude de prazos curto e a urgência em mudar para melhor, o aspecto e a vida do cidadão bela-vistense o prefeito Renato de Souza Rosa determinou ao secretário de Obras do município, Kiko Monteiro, para que tomasse providencias no sentido de amenizar a situação em que se encontra o lixão da cidade.

O lixão, que se encontra na saída da cidade, sentido Caracol, onde vinha tomando conta de parte da pista da MS 384, rodovia que liga Bela Vista a Caracol e Porto Murtinho, dando um ar de desolador e consequentemente triste. Na localidade foram constado que tinha lixo hospitalar, jogados indevidamente.

Para iniciar os trabalhos o secretário de obras Kiko Monteiro determinou a ida de uma pá carregadeira onde retirou o lixo que já estava tomando conta da rodovia e ontem (29) foram designadas mais duas esteiras, que estão reforçando os trabalhos, no sentido de melhorar aquela localidade.

A prefeitura encaminhará ao ministério público as imagens de todas as irregularidades que vinham acontecendo em outras administrações. Mesmo iniciando sua administração, o prefeito de Bela Vista, Dr. Renato já começou a tomar providencias cabíveis para melhorar a aparência do local bem como um estudo mais aprofundado para acabar de vez com esse lixão que dá um aspecto ruim para quem chega à cidade e dessa forma melhorar a qualidade de vida das pessoas que residem nas proximidade do lixão.

“Mesmo estando longe da realidade, estaremos estudando, juntamente com órgãos competentes, a destinação correta do lixo domiciliar bem como o hospitalar e acabar de vez por toda a péssima a imagem que temos de Bela Vista, por aquelas pessoas que aqui chegam”, finalizou o prefeito Dr. Renato de Souza Rosa.

Estiveram no local verificando a situação precária do lixão o vice-prefeito Douglas Gomes, o secretário de Saúde, Dr. Dinho; o secretário de administração do município Luiz Péricles e o diretor de Trânsito Jorge Tebicherani.

Com informações e fotos Jonathan Torres e João Carlos Velázquez