Prefeitura de Ponta Porã amplia atenção domiciliar de saúde

A prefeitura de Ponta Porã, através da secretaria municipal de Saúde, tem ampliado o programa do “Emad”, do Ministério da Saúde e que a administração do prefeito Hélio Peluffo passou a desenvolver em todas as unidades básicas de saúde (UBS) na zona urbana e rural, garantindo o atendimento domiciliar a pacientes com alguma dificuldade de locomoção. O EMAD (Equipe Multidisciplinar de Atendimento Domiciliar) garante atenção às famílias cujo paciente tem dificuldades ou está impossibilitado de locomoção totalmente.

O programa foi instituído em 2011 e foi integrado ao Programa SOS Emergências na Rede de Atenção às Urgências no âmbito do SUS. O secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi destaca a importância do programa desenvolvido em Ponta Porã, com equipes que levam atendimento de saúde aos domicílios cujos pacientes possuem alguma dificuldade de locomoção, efetuando a avaliação médica básica e providenciando o encaminhamento. A equipe é formada por um médico, enfermeiro, fisioterapeuta e técnico em enfermagem.

O secretário de Saúde explica que a atenção domiciliar é interpretada como nova modalidade de atenção à saúde, substitutiva ou complementar às já existentes, caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação prestadas em domicílio, com garantia de continuidade de cuidados e integrada às redes de atenção à saúde (BRASIL, 2013).

A enfermeira Rejane Sacai explica que o atendimento é feito por duas turmas, uma no período matutino e outra vespertino em todas as regiões da cidade, fazendo acompanhamento de pacientes com dificuldades de locomoção. Ela explica que o EMAD é formado por uma equipe multiprofissional de assistência domiciliar com atenção a pacientes críticos, cujas famílias são cadastradas na rede pública de saúde.

O programa leva atendimento médico às casas de pessoas com necessidade de reabilitação motora, idosos, pacientes crônicos sem agravamento ou em situação pós-cirúrgica, evitando internações hospitalares desnecessárias e as filas dos serviços de urgência e emergência.

A médica Karen Mendonça Teotônio, integrante da equipe, lembra que o programa funciona durante toda a semana (de segunda a sexta-feira), e cada paciente recebe, normalmente, uma visita semanal. Entretanto, a freqüência pode ser definida conforme o estado clínico e avaliação do paciente. “Elaboramos a agenda de visitas conforme a necessidade de cada paciente”, afirma Karen Mendonça.

A presença do familiar/cuidador facilita novas formas de produção do cuidado e de interações com a equipe de saúde. As visitas periódicas, lembra a médica, garante alimentação balanceada, prática regular de atividades físicas, convivência social estimulante, atividade ocupacional prazerosa e mecanismos para reduzir o estresse.

Como benefícios destacam-se humanização da atenção, menor exposição à infecção hospitalar, maior conforto para o usuário e sua família, maior autonomia do cuidador e do paciente, diminuindo a necessidade e frequência de reinternações hospitalares, e ainda a disponibilização de leitos para os usuários que necessitam de internação hospitalar.

“É um programa especializado e que o prefeito Hélio Peluffo tem tido muito carinho na condução, garantindo condições para que nossos profissionais de saúde realizem atendimento de qualidade”, afirma o secretário de Saúde, Dr. Patrick Derzi.

pontaporainforma