Prefeitura de Jardim vai restabelecer sinal aberto de TV para duas cidades

Novelas e futebol (não necessariamente nessa ordem) estão no topo da cadeia de entretenimento eleita pelos brasileiros. Ficar sem TV, nem pensar. Mas, tem muita gente que, em Jardim e Guia Lopes da Laguna, está sem diversão e, pior, sem informação há mais de seis meses, em virtude de um temporal ter derrubado a torre (foto) que sustentava as antenas de sinal aberto de cinco emissoras de TV: Globo, Record, Bandeirantes, SBT e uma emissora evangélica.

O vereador Altair Cacho Filho (DEM), vice-presidente da Câmara Municipal de Jardim levantou a questão em plenário, durante sessão ordinária daquela Casa Legislativa.

Mas, parece que a solução está a caminho. Tanto é que o secretário Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas de Jardim, Geraldo Alencar, assegurou que em breve uma nova torre será erguida, basta apenas que seja avaliado o melhor local para a instalação das antenas retransmissoras das concessionárias interessadas.

A TV Morena, afiliada da Rede Globo, disse que tem grande interesse no restabelecimento do sinal de TV aberta na região, já que nesse caso, Guia Lopes da Laguna também terá novamente na “telinha” a programação digital da emissora, que vem mantendo contatos frequentes com o Executivo jardinense para acelerar o processo.

A TVMS, da Rede Record, também está ansiosa para restabelecer o sinal, que já havia sido interrompido antes mesmo da torre ser derrubada, em virtude da transição do sinal analógico para o digital. Agora, pronta para atingir as duas cidades do Sudoeste do Mato Grosso do Sul com sua programação, a emissora está ultimando trâmites burocráticos junto à Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).

As afiliadas das redes Bandeirantes e SBT, apesar de insistentes contatos dirigidos pela reportagem, não se manifestaram e não deram retorno. A emissora de programação evangélica não foi localizada.

TV PARA TODOS

Conforme o levantamento feito junto ao IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), das cerca de 90 milhões de casas, apenas 2,8% não têm TV no país.

Isso aponta que muita gente está sem sinal de TV desde a queda da torre, já que apenas 10 milhões de domicílios permanentes (pouco mais de 10% do total) contam com antenas parabólicas no Brasil.

O que alivia um pouco a situação é que, ainda de acordo com estatísticas obtidas através da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), no Brasil, o número de usuários de internet chegou a 134 milhões, ou 74% da população acima de 10 anos de idade, com 71% dos domicílios com acesso à rede. Mas, todos concordam que isso não substitui uma boa novela ou um clássico do esporte mais popular dessas terras tupiniquins: o futebol.

(Edmondo Tazza – MTE/MS 1266) – jornalestadodopantanal