Prefeitura de Caracol realiza ação educativa no Transito

João Carlos Velasquez

 

 

Em comemoração à “Semana do Trânsito”, na manhã do dia 23 de setembro (segunda-feira), na Praça 1° de Maio, a prefeitura de Caracol, juntamente com Policia Militar; Detran; Patrulha Mirim; as secretarias municipal: de Saúde; Assistência Social; Administração; Educação e Obras e o Departamento municipal de Trânsito realizaram a abertura da Semana Nacional do Trânsito, no município de Caracol.

Com o tema “Álcool, outras drogas e a segurança no trânsito; Responsabilidades e escolhas”, está sendo desenvolvidas atividades envolvendo a comunidade caracolense com o objetivo de ampliar a conscientização sobre os problemas no trânsito.

O prefeito Manoel Viais, deu ênfase à questão, aos cuidados que devemos ter ao assumirmos a condução de veículos. “Espero que as atividades que serão desenvolvidas no decorrer desta semana, surtam positivos em nossa sociedade. O trânsito está muito violento sendo o que mais causa mortes. Temos que ter a consciência que ao assumirmos o papel de condutores temos que respeitar as normas legais vigentes que determinam nossos limites”, ressaltou o prefeito.

O diretor do departamento de transito, disse que o “objetivo das palestras é orientar e alertar o cidadão sobre a importância das práticas de segurança adotadas e a prevenção de acidentes, levando o cidadão a refletir sobre sua responsabilidade no trânsito”, alertou Ibrain Garcia.

O policial militar, Warley Alves Flores, passou algumas orientações sobre a legislação de trânsito, e sobre drogas. Manifestou o apoio do poder executivo a essas iniciativas e ações parabenizando os organizadores.

“Com a união de todos, acredito que os resultados serão eficazes, e que conseguiremos uma sociedade consciente, preparada e mais preocupada com relação a acidentes de trânsito”, destacou Warley Alves.

Prestigiaram o evento: o prefeito Manoel Viais: o chefe de gabinete, André Nascimento, os secretários: Saúde, Daniel Franco; Administração, Planejamento e Finanças, Luciene Lopes: Educação, Cristiane Rospi Godoy; Assistência Social, Rosa Izabel; Gerente de Trânsito e diretor do departamento, Francisco Bianchi e Ibrain Garcia e os policiais militares, Ueldon e Warley Alves Flores (palestrante do PROERD), entre outras autoridades.

Confira as ações que foram e serão desenvolvidas esta semana.

No dia, 23, foi realizado, em parceria com os alunos da Patrulha Mirim, uma blitz educativa com distribuição de panfletos em frente à prefeitura, e a tarde em frente do banco Bradesco.

Ontem, 24, terça-feira, foi realizado, palestra na escola municipal nos períodos matutino e vespertino, João José Leite da Silva. A diretora da escola, Marisa Ibanhes recebeu o diretor de trânsito, Ibrain Garcia, a psicóloga Michelle Araújo e os policiais Barbosa e Vargas, que estiveram falando sobre as questões de transito para os alunos.

Discutiram também a responsabilidade do cidadão quando assume o risco de dirigir alcoolizado; falar ao celular enquanto conduz o veículo segurando com uma única mão o volante. Na palestra foi passado slides, vídeos, relatos e testemunhos”.

Dia 25, quarta-feira, foi realizado blitz com a Patrulha Mirim do Alto Caracol, e palestra educativa na escola Inácio Silvestre Monteiro, durante o dia inteiro. No dia 26, será realizado uma palestra educativa com distribuição de panfletos na escola estadual Dr. Rubens de Castro Pinto e na sexta-feira, 27, haverá distribuição de panfletos em frente as escolas, conscientizando os motoristas e pedestres sobre os direito e deveres no trânsito.

Com Informações e fotos Inácio Aguilera