Prefeitura de Bela Vista recebe Plano Municipal de Saneamento Básico

Ademir Mendonça – Assessoria de Imprensa 

O prefeito de Bela Vista Jair Bispo recebeu dia (10-07) o Plano Municipal de Saneamento Básico, elaborado pela empresa DRZ – Geotecnologia e Consultoria, com apoio da Secretaria de Planejamento. O Coordenador do projeto, Agenor Martins Junior esteve acompanhado por representantes da Funasa, Osnalia Ribeiro e Jonhys Justiniano que entregaram o plano ao prefeito de Bela Vista.

O plano atende à Lei Federal de Saneamento nº 11.445/2007 e tem o objetivo de estabelecer as diretrizes para a prestação dos serviços públicos de saneamento, nesse caso específicos para o abastecimento de água tratada e o tratamento do esgoto da cidade.

A entrega contou com a presença do comitê executivo do Plano Municipal de Saneamento Básico, secretaria de planejamento Patrícia Abrego Tinoco, secretario de administração Demécio Takeshi Higa, secretaria de Fazenda Camila Maciel Ibanhes Duarte, secretaria de educação Paulina Montibeller de Carvalho, secretaria de promoção social Maria Madalena Barbosa Leite e Maria Jose Nunes Correa do Grupo Pró-Apa.

O plano pretende manter o atendimento da população urbana com água tratada de qualidade e a universalização de 100% de esgoto tratado, de forma adequada à saúde pública e à proteção do meio ambiente para toda cidade de Bela Vista. 

Agenor Martins Junior, coordenador do projeto, explicou que esse trabalho de finalização do Plano Municipal de Saneamento Básico vem atender exigência para que o município no futuro possa receber verbas federais para investimentos.  Agenor salientou que o plano e necessário para que os investimentos em formas de parcerias com a Funasa e outros órgãos possam ser viabilizados para o município. 

O plano municipal foi elaborado através de estudos e pesquisa que puderam expor suas dúvidas e sugestões, recebidas e discutidas com seriedade pelos técnicos.

A secretária municipal de Planejamento, Patrícia Abrego, diz que o Plano Municipal de Saneamento Básico tem por objetivo apresentar o diagnóstico do saneamento básico no território do município e definir o planejamento para a cidade.

“Nosso trabalho é sempre realizado em prol da população e do meio ambiente, por isso esse investimento tão importante no saneamento básico da nossa cidade”, ressaltou o prefeito Jair Bispo. 

Após a conclusão, o prefeito Jair Bispo estará encaminhado o Plano será encaminhado para a Câmara de Vereadores, por meio de Projeto de Lei para aprovação, sendo previsto para ser aprovado ate o final deste ano de 2013.