Prefeitura de Bela Vista inicia programa de alfabetização de idoso

Ademir Mendonça

A Prefeitura de Bela vista, através do Projeto Conviver realizou dia (05-06) abertura do Programa Alfabetização de Idosos, onde serão 32 pessoas cadastradas no programa Brasil Alfabetizado antigo (mova) que tem como objetivo contribuir para a universalização do ensino fundamental, promovendo apoio as ações de alfabetização de jovens, adultos e idosos, criando oportunidade aqueles que não tiveram acesso ou permanência no ensino fundamental.

O programa é uma das ações mais importantes no município. “Alfabetização significa inclusão do homem no contexto profissional e social, proporcionando auto-estima, realização pessoal e novas perspectivas”.

O Programa Brasil Alfabetizado é considerado a porta de entrada para o ensino fundamental de jovens, adultos e idosos. É desenvolvido em todo território nacional, por meio da transferência de recursos financeiros, em caráter suplementar aos estados e municípios que aderem ao Programa, e por meio do pagamento de bolsas-benefícios a voluntários que atuam como professores de alfabetização e coordenadores de turmas.

Na abertura do programa foi entregue aos alfabetizados um kit de material de estudos contendo – livro, caderno, lápis, borracha e apontador. No encerramento foi servido um coquetel aos convidados.

Estiveram presentes no evento: 1ª Dama Gloria Mabel Benites Bispo, secretaria de educação Paulina Montibeller Carvalho, Ana Darc, as coordenadoras Eni e Matilde, secretaria de assistência social Maria Madalena Leite Barbosa; coordenadora do Projeto Conviver Edna Luiza e demais técnicos da equipe de trabalho.