Prefeitura de Bela Vista firma parceria com Bella Vista Norte para combater a Dengue

A Prefeitura de Bela Vista, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem intensificando suas ações a fim de controlar a proliferação do Aedes aegipty, mosquito transmissor da dengue, realizou dia (25) reunião ampliada para discutir o Plano Municipal de Contingência da Dangue. 

Além da equipe da Secretaria de Saúde de Bela Vista, o evento contou com a participação de convidados que atuam como parceiros na prevenção e combate ao mosquito da Dengue. Estiveram presente Carlos Ojeda, representante da Secretaria de Obras, Tenente Ariana Prietro, representante do 10º RC-Mec, Alejander Malbert diretor do SENEPA de Bella Vista norte e Dr. Alexandre Amarilha, Diretor do Hospital de Bella Vista – Paraguai. 

Preocupado com a situação o prefeito Abraão Zacarias, determinou que fosse formada uma equipe técnica composta por agentes de endemias, agentes comunitários de saúde e técnicos em saúde, para implementar ações de combate ao mosquito, nos bairros e distritos do município.

De acordo com a Secretaria de Saúde, Particia Meireles 
Dagostin Zantetti “A Dengue é um dos principais problemas de saúde publica do mundo, o mosquito transmissor da Dengue se prolifera de maneira rápida, encontrando ambientes favoráveis, principalmente em épocas de temperatura quente e chuvosa, por isso estamos firmando parceria com nosso pais vizinho para juntos combater a Dengue”.

Em Bela Vista, já existe um controle diário realizado pelos agentes vetores, temos que mobilizar a população no sentido de estar colaborando com a limpeza e eliminação de focos (água parada) em seus quintais, que são os maiores criadores do mosquito da Dengue.

Devido esta preocupação, a Secretaria de Saúde em parceira com seus colaboradores criaram um programa das atividades que serão desenvolvidas como: palestras educativas, distribuição de folders e informativos sobre a Dengue, levantamento de terrenos baldios, eliminação de focos e criadouros do mosquito, bloqueio com inseticida nos lugares de casos suspeitos, orientação aos moradores na coleta de lixo.

A prefeitura de Bela Vista também firmou parceria com Bella Vista Paraguay que é muito importante para que podemos ter um maior controle da doença, pois temos brasileiros que trabalham no Paraguay e vice-versa. Conforme Dr. Amarilha no País vizinho o índice de casos suspeito e confirmado é bem maior em relação ao nosso, mas trabalho de combate e prevenção também esta sendo muito intensificado, envolvendo todas as autoridades.

De acordo com Patrícia Meireles, Secretaria de Saude, a estratégia da mobilização consiste em atuar com os agentes no trabalho focal, de forma mecânica e biológica. “Nossas equipes realizam visitação casa a casa, procurando possíveis focos e depósitos inservíveis que sirvam para a proliferação das larvas, e assim eliminá-los”, explica. 

Dicas Importantes
Como não existem formas de erradicar totalmente o mosquito transmissor, a única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.
– Não deixe a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas etc;
– Mantenha fechadas as caixas d’água, poços e cisternas;
– Não cultive plantas em vasos com água. Use terra ou areia nestes casos;
– Trate as piscinas com cloro e faça a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período;
– Mantenha as calhas limpas e desentupidas;
– Avise a Vigilância Ambiental em Saúde caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.