Prefeitura de Antônio João adquire materiais para a saúde

Antonio João (MS) – A Prefeitura de Antônio João acaba de adquirir materiais para atender as unidades básicas de saúde do município. Foram comprados aparelhos para exames de glicemia, além de tiras reagentes e repelentes que estão sendo entregues para mulheres gestantes, medida preventiva contra o mosquito aedes aegypti, transmissor de várias doenças, entre elas, a microcefalia. A comunidade também está recebendo orientações através de palestras educativas, visando a prevenção de doenças.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Patrícia Magalhães, a prefeita Márcia Marques determinou a compra de novos estoques para atendimento dos pacientes da rede pública de saúde. Ela ressalta que foram adquiridos 1.500 tiras reagentes para medição de glicose no sangue, material que é utilizado no exame de glicemia, importante para o controle de pacientes diabéticos, conforme prescrição médica.

De acordo com a secretária, atualmente existem cerca de 800 pacientes diabéticos em Antônio João, sendo que nem todos usam insulina. “O diabetes é uma doença crônica que provoca altas taxas de açúcar no sangue e precisa ser tratada com recomendação médica”, disse. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, hoje, no Brasil, há mais de 13 milhões de pessoas vivendo com diabetes, o que representa 6,9% da população. E esse número está crescendo. Em alguns casos, o diagnóstico demora, favorecendo o aparecimento de complicações.

foto_2_saude_prevencao (1)

Palestras orientam população sobre importância de prevenção de doenças. Foto: Sérginho Bazzano

Os aparelhos adquiridos pela administração da prefeita Márcia Marques já foram disponibilizados nas três unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF). “Todos os pacientes cadastrados nos ESFs podem procurar suas unidades para fazer os exames. A prevenção é muito importante para manter uma vida saudável”, destacou.

Nesta terça-feira, dia 2, no auditório da Prefeitura Municipal, foi oferecida palestra para a comunidade sobre o combate a hipertensão arterial. A palestrada foi ministrada pelos membros do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF). O objetivo, segundo a prefeita Márcia Marques, é levar informações importantes para que as pessoas possam se prevenir contra várias doenças.

REPELENTES

Uma outra compra feita pela Prefeitura de Antônio João para atender o setor de saúde, segundo informações do secretário municipal de Governo, Afrânio Marques, refere-se a aquisição de repelentes, através da Secretaria Municipal de Saúde para serem doados para as gestantes do município.

“Os repelentes servem para combater o mosquito aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, febre chikungunya e o zica vírus, causador da microcefalia. A nossa gestão está investindo na prevenção de doenças”, disse Afrânio Marques. Outro ponto que o secretário ressaltou é que o índice de infestação do mosquito no município está abaixo de 1% que é o tolerável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

 

ASSESSORIA