Prefeitura amplia combate à dengue com palestras

A Prefeitura de Ponta Porã, através da Secretaria Municipal de Saúde, coordenação do Controle de Vetores e Endemias do município vem intensificando trabalho de conscientização e mutirão de combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue.

O alerta vermelho foi dado no final do ano passado, quando a prefeitura já realizava trabalho de monitoramento. Ponta Porã está com índice dentro do limite estabelecido pelo Ministério da Saúde. Na semana passada, a região do Mooca recebeu mutirão.

Conforme dados do LIRA (Levantamento rápido de índices para Aedes aegypti) realizado pela secretaria de Saúde, Ponta Porã reduziu o índice significativamente. Desde o início do ano, as equipes intensificam neste o trabalho de combate e prevenção à dengue, chikungunya e o vírus Zica. Os trabalhos estão concentrados na região norte da cidade, percorrendo diversos pontos considerados de risco devido ao acumulo de locais favoráveis à proliferação do mosquito transmissor da doença.

No início da semana, parceria entre equipe Itinerante de Endemias e Escola Municipal Juvenal Fróes marcou volta às aulas com palestra sobre a dengue. Já receberam mutirão onde os trabalhos foram concentrados na região da grande Vila Áurea, onde o monitoramento prévio encontrou focos considerados preocupantes.

Denis Freitas, coordenador do trabalho de controle de vetores afirma que o acúmulo de lixo e recipientes com água têm sido os principais problemas encontrados nas residências. “Infelizmente nossas equipes estão encontrando muitos locais propícios à reprodução da larva transmissora do mosquito Aedes aegypti. Além da fiscalização, retirada do lixo, estamos conscientizando a população quanto a importância dos cuidados básicos”, disse Denis Freitas.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Patrick Derzi afirma que o trabalho é intenso. “A mobilização pretende mostrar que a união de todos é a melhor forma de derrotar o mosquito, principalmente de novembro a maio, considerado o período epidêmico para as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Nesse período, o calor e as chuvas são condições ideais para a sua proliferação”, afirma.

O objetivo é reduzir os índices de infestação do mosquito aedes aegypti, transmissor da doença naquela região, onde segundo o Controle de Vetores da Secretaria de Saúde, foi o bairro que mais alto índice de proliferação indicou.

O mutirão acontece regularmente em vários pontos da cidade e deve se estender em toda a cidade, dando ênfase aos locais onde a infestação do mosquito é maior.

Os números aferidos pelo LIRAA – Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti, trabalho efetuado a cada dois meses, apontou redução no índice de infestação, mas o alerta vermelho continua. O trabalho consiste na pesquisa dos domicílios com a coleta de larvas do mosquito transmissor da dengue.

Os pontos de concentração da larva são criadouros do mosquito no lixo domiciliar como sacos plásticos, potes de margarina, materiais descartáveis e depósitos móveis de fácil remoção como bebedouros de animais, água armazenada em baldes, tonéis e caixas.

O período de chuvas esparsas aliado ao forte sol predominante é fator de alto risco.

AD