Prefeitos devem invadir Brasília dia 12 em busca de "pacote de bondades"

Willams Araújo
 
Liderados pelo presidente da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Douglas Figueiredo, os prefeitos do Estado estão se mobilizando para participar da  XVII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 12 a 15 deste mês, no Centro Internacional de Convenções do Brasil.  
 
Com o tema “A Crise dos Municípios e a Conjuntura Atual”, o movimento municipalista espera atrair a participação de cerca de 4 mil gestores públicos de todo o País. 
 
Douglas espera a participação maciça dos prefeitos durante o movimento municipalista organizado pela CNM (Confederação Nacional de Municípios).
 
Segundo ele, a participação dos prefeitos nesses encontros é muito importante visando conquistas de interesse dos municípios que hoje enfrentam problemas de ordens estruturais decorrentes de políticas nocivas implantadas pelo governo central. 
 
O dirigente refere-se principalmente à política de concessão de incentivos fiscais à indústria automotiva que acaba refletindo negativamente na contabilidade das prefeituras. 
 
Douglas explica que  cada vez que o governo federal isenta as indústrias do recolhimento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) os municípios perdem receita em razão da queda do FPM, que compõe o fundo constitucional juntamente com o IR (Imposto de Renda). 
 
Em sua avaliação , é por meio de mobilização dessa natureza que os prefeitos têm garantido avanços em favor dos municípios, uma vez que durante a Macha a Brasília é possível discutir com parlamentares e ministros a liberação de verbas e encaminhar novos pleitos visando atender a população.
 
PROGRAMAÇÃO 
 
A CNM adverte que faltam apenas 20 dias para o evento e as inscrições podem ser feitas pelo hotsite da Marcha ou por contato telefônico com a CNM. 
 
“É de extrema importância que os participantes façam as inscrições antes da Marcha para evitar filas. Além disso, ao antecipar a quantidade de presentes na Marcha, a Confederação consegue adequar melhor a estrutura do evento”, adverte a entidade. 
 
A CNM explica ainda que quem faz a inscrição prévia pode retirar o crachá de identificação e o material do encontro diretamente no guichê de “Credenciamento de Homologados.
 
“Aqueles que deixam para se inscreverem nos dias da Marcha precisam passar pelo “Credenciamento de Não-Homologados”, que se trata de um procedimento mais trabalhoso e demorado”, alerta. 
 
Dia 12 de maio
 
Na programação do primeiro dia, uma segunda-feira, está previsto apenas o atendimento no credenciamento. Portanto, os prefeitos e demais agentes podem procurar a homologação também neste dia, para que na terça-feira, dia 13, possam ter acesso ao auditório com mais facilidade. 
 
Também no dia 12 de maio vai haver a abertura oficial da VI Exposição de Produtos, Serviços e Tecnologias. No entanto, o acesso à feira será aberto, sem a necessidade de credenciamento prévio.