Prefeito Reinaldo Piti visita a nova estação de captação de informações espaciais e meteorológicas

O Prefeito de Bela Vista Reinaldo Piti visitou nesta sexta-feira, dia 25, a nova estação de captação de informações espaciais e meteorológicas instalada no pátio do Polo Universitário em Bela Vista.

 

A visita foi acompanhada pelo Coordenador do Polo, Professor Edson Silva e dos responsáveis técnicos pelo projeto, Níveo Air Fernandes técnico em mecânica e Márcio Vinhoza Técnico em Eletrônica.

 

Também estiveram presente o Vice-prefeito Gabriel Boccia, Assessor de Planejamento Rodrigo Barbosa e o Secretário de Esportes Euler Lima.

 

A finalidade da estação é coletar sinais das constelações do Sistema de Navegação Global por Satélite (Global Navigation Satellite System – GNSS) e de movimento das placas tectônicas.

 

O projeto da estação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e um convênio totalmente financiado pela FAPESP. Essa conquista foi adquirida graças ao esforço do Coordenador do Polo que com o aval do Prefeito, buscou essa parceria que vai beneficiar os estudos espaciais e meteorológicos em Bela Vista.

 

Os dados da estação GNSS, quando disponibilizados em tempo real de forma contínua e ininterrupta, têm ampla utilidade na sincronização e cinética dos sistemas tecnológicos modernos. Por exemplo, na área de navegação (aérea, marítima, ferroviária, rodoviário), cartografia, agricultura de precisão, levantamentos geofísicos e topográficos, engenharia civil, definição georreferenciada dos limites do país, estados, municípios, de áreas desmatadas, de propriedades particulares. Os dados também são usados em estudos de meteorologia e clima espacial.

Fonte: Diário do Fronteira

Por: Edinho Corrêa