Prefeito quer adquirir 20 mil doses de vacina contra o coronavírus; professores terão prioridade na imunização

O prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes, quer adquirir, com recursos próprios do Município, 20 mil doses de vacina contra a covid-19. Com o quantitativo, o chefe do Executivo municipal espera imunizar 10 mil pessoas na cidade (cada indivíduo precisa receber duas doses), com prioridade para os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme). O anúncio foi feito nesta quarta-feira (03), durante a entrega de livros do projeto “Rotas e Redes Literárias”

“Temos acompanhado os Projetos de Lei que estão tramitando em Brasília e estamos confiantes que, em breve, Estados e Municípios poderão comprar as vacinas já aprovadas pela Anvisa. Hoje, só a União pode fazer isso, o que tem provocado alguma demora na vacinação dos grupos prioritários”, afirmou o prefeito.

Marcelo Iunes afirmou ainda que já determinou ao secretário municipal de Saúde, Rogério Leite, e ao secretário municipal de Finanças e Gestão, Luiz Henrique Maia de Paula, que sejam feitos todos os esforços para que a compra dos imunizantes aconteça tão logo seja legalmente possível. Laboratórios de todo País, inclusive, já foram comunicados pela Prefeitura da intenção de compra.

“Vamos priorizar a vacinação dos professores da Reme, e depois estender a outros grupos. E também já conversamos com os deputados federais Beto Pereira, Rose Modesto e Vander Loubet que nos asseguraram recursos para comprar mais 10 mil frascos, cada um com duas doses. Com isso vamos conseguir atender boa parte da nossa população”, completou o chefe do Executivo municipal.

Mesmo com o avanço da vacinação e com a perspectiva da compra de mais doses pela Prefeitura, o prefeito lembrou que o distanciamento social ainda é o principal meio de prevenção ao novo coronavírus. “A gente pede à população que se conscientize, que evite aglomerações, use máscaras, faça a higienização das mãos com água e sabão e também usando álcool em gel”, pontuou.

“Nós precisamos ter a consciência de não levar para casa esse vírus maldito da covid-19. A pandemia ainda não acabou e precisamos fazer nossa parte. Peço a população, que se cuide, não só de vocês, mas também dos seus familiares e seus amigos, evitando aglomerações e fazendo sempre a higienização das mãos”, finalizou o prefeito Marcelo Iunes.

Fonte: Assessoria de Comunicação da PMC